Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Empreendedorismo nas escolas de Camaquã

15/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) leva o pensamento empreendedor para sete escolas do município, beneficiando mais de 500 alunos

Da Redação

Empreendedorismo será lição escolar em Camaquã (Foto: Banco de Imagens)

Camaquã – Desenvolver a cultura do empreendedorismo desde a infância. Essa é a proposta do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), que está sendo aplicado pela primeira vez em escolas de Camaquã. A iniciativa é do SEBRAE/RS em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço e Secretaria de Educação. Os professores foram capacitados no primeiro semestre deste ano.

O Gestor de Políticas Públicas da Regional Sul do SEBRAE/RS, Fabricio Sanches Burkert, conta que a articulação para inserir o JEPP em escolas da cidade iniciou em 2015. “Com apoio da prefeitura e das secretarias, a proposta começou a tomar forma. No início de 2016 fizemos a primeira etapa, que consiste na capacitação dos professores que estão levando a metodologia para as salas de aula”, informa.

Ao todo, foram sete professores habilitados para atuar em sete escolas, atingindo mais de 500 alunos entre o primeiro e o nono ano do ensino fundamental até o final de 2016. A proposta pedagógica trabalha com atividades lúdicas nos seguintes temas: 1º ano – o mundo das ervas aromáticas; 2º ano – temperos naturais; 3º ano – oficina de brinquedos ecológicos; 4º ano – locadora de produtos; 5º ano – sabores e cores; 6º ano – ecopapelaria; 7º ano – artesanato sustentável; 8º ano – empreendedorismo social; e 9º ano – novas ideias, grandes negócios.

A professora Vanessa da Rocha Reis, da Escola Escola Municipal Ensino Fundamental Vicente Garcia, relata que a metodologia é inserida no calendário de cada disciplina e os orientadores devem usar dois períodos de sua aula para trabalhar com os alunos. “Já estamos em processo. É um assunto muito novo para eles, tanto que, no início, a proposta deixou as crianças e os jovens apreensivos”, disse. A educadora acredita na importância de estimular a cultura do empreendedorismo desde cedo, não apenas para que o estudante possa ter ideias para abrir um futuro negócio. “Conforme as aulas foram avançando, eles se abriram para o tema e estão pensando em muitas coisas criativas. Isso serve para várias situações do dia a dia, mesmo que eles não se tornem donos do próprio negócio”, ressalta.
Sobre o projeto, Vanessa destaca o fato de estar alinhado com a proposta pedagógica da escola. “Ele estimula o desenvolvimento da autonomia do aluno como cidadão, isso é o que queremos aqui na escola também”, finaliza.

Escolas e professores participantes:

  • Escola Mahatma Gandhi – Tônia Mara Barbosa Borges
  • Escola Mario Centeno Crespo – Tatiane Bierhals Holz
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa – Gabriellen Rodrigues
  • Escola Municipal Ensino Fundamental Boaventura Cardoso da Silva – Fernanda Raphaelli de Medeiros
  • Escola Municipal Ensino Fundamental Osvaldo Aranha – Rosana Aguiar da Silva
  • Escola Municipal Ensino Fundamental Otto Laufer – Carmen Szortyka Meirelles
  • Escola Municipal Ensino Fundamental Vicente Garcia – Vanessa da Rocha Reis

Sobre o JEPP

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi desenvolvido no SEBRAE/SP em 2001 e, no ano seguinte, aplicado em mais de 11 Estados. A proposta do curso está conectada com a missão da entidade que é “promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo”.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2017

Marcio Fernandes fala para empreendedores em Porto Alegre

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2017

Micro e pequenas empresas gaúchas já podem baixar a nova versão do aplicativo do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios