Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Empreendedorismo é incentivado em São Valério do Sul

22/10/12

Da Redação

COMPARTILHE

O município realiza mais uma ação em prol das micro e pequenas empresas 

Da Redação
Mais uma vez, São Valério do Sul abre as portas para as iniciativas do Sebrae/RS. Depois de fazer parte do projeto da instituição Território da Cidadania Noroeste Colonial e ainda promover palestras e oficinas para qualificar os pequenos negócios da região, a prefeitura do município implementa a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE). 
 
“A prática dessas normas assegura diversos benefícios para os empreendedores. É mais uma forma de estimular a concretização de pequenos negócios e, consequentemente, a competitividade e o crescimento do mercado”, ressalta o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch. Com esse objetivo, a cidade executou os quatro capítulos que constam na legislação: Agente de Desenvolvimento, Compras Governamentais, Empreendedor Individual e Desburocratização. 
 
Agora, abrir uma MPE em São Valério do Sul é mais simples. Dependendo do grau de risco, o alvará de funcionamento provisório é imediato. Para aquelas que desejam aumentar o lucro, a prefeitura ainda realiza pregões presenciais exclusivos para empreendimentos de pequeno porte e, para melhorar, o pagamento é efetuado em até 30 dias corridos após a liquidação. Os empreendedores individuais também foram beneficiados: a e ntrada de dados e documentos para abertura, alteração e baixa é unificada e a concessão do alvará é em residência. Ou seja, tirar ideias empreendedoras do papel está mais rápido e fácil. 
 
Segundo a técnica do Sebrae/RS Tangriane Forest Santos, conseguir sensibilizar o poder municipal para colocar em prática a Lei Geral em vários municípios do Estado é uma das grandes missões da instituição. “A implementação exige investimentos, no entanto, o retorno é imediato. A valorização das MPEs proporciona o desenvolvimento econômico das regiões”, explica. Além da série de benefícios, o município criou a figura do Agente de Desenvolvimento, funcionário nomeado pela prefeitura, que possui plano de trabalho direcionado para agregar conhecimento técnico nas atividades de desenvolvimento local, como articulação com instituições parceiras.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional