Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria Credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

“O mundo está de olho no Brasil”, alerta especialista da IBM

28/09/12

Da Redação

COMPARTILHE

Cláudio Bessa mostrou as tendências para pequenas empresas durante o Fórum de Empreendedorismo

Da Redação

Cláudio Bessa falou durante o Fórum de Empreendedorismo (Crédito: João Alves)Porto Alegre – A economia crescente e a realização da Copa do Mundo e dos jogos Olímpicos no Brasil foram os fatores apontados pelo especialista da IBM Cláudio Bessa para os “olhos dos empreendedores de todo o mundo estarem voltados para o nosso país.” “Nós, empreendedores brasileiros, mais do que ninguém temos que estar atentos para tirar proveito disso”, alertou Bessa durante o Fórum de Empreendedorismo, evento que integra a programação da 17ª Feira do Empreendedor.

“As smart citys, cidades inteligentes, são uma tendência, mas poucos se deram por conta disso. A tecnologia pode fazer com que o trânsito flua melhor, por exemplo”, afirmou ele, lembrando que esta pode ser uma  oportunidade para empresas de tecnologia e internet. “Startups devem olhar firme e com dedicação para o futuro. Prestar atenção no movimento”, aconselhou.

Intitulada “Inspirar para Crescer”, a palestra de Bessa mostrou tendências de crescimento para startups (empresas recém-desenvolvidas e com inovação presente nos produtos e/ou processos) e como estes negócios podem crescer. “O problema de uma startup é a marca: Ninguém conhece. Para fugir disso, procure aliar-se. Trabalhe o associativismo”, aconselhou o empresário, que começou sua carreira em pequenas empresas.

Para Bessa, hoje, produtos e serviços não são mais diferenciais das empresas. “O diferencial das empresas hoje são as pessoas. São elas que fazem a diferença dentro das empresas, e são elas que podem estabelecer o diferencial com os clientes”, afirmou. Segundo ele, as micro e pequenas empresas devem relacionar-se de forma estreia com seus clientes, coisa que uma grande empresa dificilmente fará.

Feira do Empreendedor

A Feira do Empreendedor ocorre até dia 30 de setembro, no Centro de Convenções da Fiergs, das 14h às 21h, em Porto Alegre. A entrada é um quilo de alimento não perecível.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Agosto de 2017

Espaço de Gastronomia levará oficinas e degustação às cegas para o Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

22 de Agosto de 2017

Gaúchos participam de tour da moda e Latam Retail Show em São Paulo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer