Loading SEBRAE
Loading SEBRAE

Institucional

Editorial

SEBRAE RS ainda mais próximo dos gaúchos

Carlos Rivaci Sperotto

Carlos Rivaci Sperotto

Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE RS

COMPARTILHE

A chegada de 2017 era especialmente esperada por todos os brasileiros que acompanham com apreensão e expectativa o desenrolar da crise econômica e política que atinge o País desde meados de 2014. O SEBRAE RS está muito atento a este cenário, pois sabe que o mau desempenho da economia atinge diretamente os pequenos negócios, os grandes geradores de emprego do Brasil. Capacitá-los para que pratiquem a excelência de gestão no seu dia a dia é, portanto, de crucial importância para nós, enquanto fomentadores do desenvolvimento empresarial.

E para facilitar o acesso de todos os empreendedores gaúchos ao SEBRAE RS começamos nos relacionando de forma diferente em 2017. Desde o dia 2 de janeiro, o SEBRAE RS implementa uma nova forma de atendimento às micro e pequenas empresas (MPEs) do Rio Grande do Sul. Ao todo, 55 técnicos realizam atendimento presencial e in loco nos pequenos negócios, buscando conhecer e compreender a realidade e as necessidades dos pequenos negócios gaúchos.

O novo modelo de atendimento está fundamentado no conceito de relacionamento, em que o SEBRAE RS, mediante diagnóstico e plano de ação específico para cada empresa, conscientiza o empreendedor de que existem oportunidades de melhoria e de que estas poderão ser desenvolvidas por soluções e ferramentas do SEBRAE ou de outras instituições com expertise diferenciada.

Destacamos também que, no ano que passou, obtivemos avanços significativos na melhoria do ambiente legal para micro e pequenas empresas, cujos efeitos serão sentidos com força ao longo deste ano. É o caso da alteração da Lei do PPCI e que já está reduzindo o prazo de emissão de licenciamentos pelo Corpo de Bombeiros para empreendimentos com baixo e médio risco de incêndio. As mudanças no Simples Nacional, a partir da sanção da Lei Complementar n° 155/2016, batizada de Crescer Sem Medo, também trazem um fôlego para os empreendedores, principalmente no que se refere à ampliação do prazo de pagamento das dívidas tributárias que passaram de 60 para 120 meses. Para sensibilizar e estimular que os empresários aproveitem esta oportunidade, o SEBRAE lançou em dezembro o Mutirão da Renegociação, uma campanha nacional em veículos de Imprensa.

Analistas dizem que ainda não poderemos respirar aliviados em 2017, mas percebe-se que já estamos no caminho. Somente com trabalho, qualificação e atitude empreendedora nos tornaremos mais fortes e preparados para aproveitar as oportunidades que surgem até mesmo durante as crises.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios