Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Institucional

Ânimos renovados em prol dos pequenos negócios

Carlos Rivaci Sperotto

Carlos Rivaci Sperotto

Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE RS

COMPARTILHE

Entramos no 4º e último trimestre de 2015 e, apesar das turbulências econômicas que atingem todo o País, podemos dizer que a chegada do final do ano nos traz ânimos renovados para continuarmos na missão de trabalhar em prol dos pequenos negócios. Tão representativos em número de empresas (99% no RS), eles também empregam mais da metade dos trabalhadores gaúchos com carteira assinada e são responsáveis por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

E justamente em virtude destes índices que o SEBRAE lançou no mês de agosto, em todo o Brasil, o Movimento Compre do Pequeno Negócio. Durante dois meses foram realizadas diversas ações para estimular a sociedade a consumir produtos e serviços fornecidos pelas MPEs, além de capacitações com foco na preparação do empreendedor para atender, com mais eficiência, as demandas do dia a dia. O dia 5 de outubro é a data símbolo deste movimento e foi quando 3 milhões de gaúchos consumiram de empresas de pequeno porte localizadas próximo de casa.

Outro aspecto que nos entusiasma é a realização, com êxito, da Mercopar, uma feira sustentável. Ao contrário de muitas feiras que sequer ocorreram este ano no Brasil, SEBRAE RS e Hannover Fairs Sulamérica não se intimidaram em promover a 24ª edição da feira, que ocorreu de 6 a 9 de outubro, em Caxias do Sul. Embora menor que anos anteriores em número de expositores e visitantes, a feira mostrou-se uma poderosa alternativa para este momento de instabilidade no setor industrial. O volume de negócios da ordem de R$ 65,5 milhões, segundo pesquisa realizada junto aos expositores, é extremamente positivo e demonstra que o setor não está parado. O segredo é reinventar-se e adequar-se às novas realidades e isso os empreendedores da Mercopar demonstraram disposição.

Em novembro, levaremos mais empreendedorismo ao Interior do Estado. No município de Erechim, durante a Frinape, estaremos com o Salão do Empreendedor, que consiste em ações de capacitação, consultorias e palestras voltadas aos empresários da região e também àqueles que pretendem abrir o próprio negócio. Destaco, entre as atrações, os espaços virtuais: loja, restaurante e uma estufa, direcionada para o agronegócio, em que o público poderá interagir utilizando equipamentos com realidade virtual.

Não temos dúvidas de que o empreendedorismo é a grande ‘profissão’ do século 21 e, por conta disso, é fundamental continuarmos trabalhando em parceria, focados em melhorias de ambiente e de capacitação destes empreendedores que são tão importantes para o fortalecimento da economia do Rio Grande do Sul.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae