Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Economia Criativa

Gerindo criatividade

Gestão é fundamental para não colocar em risco os negócios na área da economia criativa

21/02/17
Amanda Paim

Amanda Paim

Gerência Setorial do Comércio e Serviços

COMPARTILHE
É importante se colocar à prova e procurar orientação para estabelecer uma organização eficiente.

A boa gestão é um elemento fundamental em qualquer negócio. Porém, quando lidamos com empreendimentos que tem a criatividade como base, é muito fácil deixar alguns princípios básicos de lado pensando que apenas o talento artístico pode garantir sucesso. Essa é uma situação comum tanto para profissionais independentes que se dedicam a atender projetos pontuais, quanto a grandes empresas com uma carteira de clientes já estabelecida.

Em alguns casos, o empreendedor acha que suas habilidades dão conta apenas do lado criativo do negócio. É importante se colocar à prova e procurar orientação para estabelecer uma organização eficiente. Com isso, o gestor ficará mais tranquilo para, por exemplo recolher as contribuições trabalhistas em dia, entender como vender para o governo, declarar seu imposto de renda sendo um Microempreendedor Individual (MEI) ou solicitar a emissão de um alvará.

Muito do medo dos artistas, designers, estilistas, roteiristas, escritores, publicitários e tantos outros profissionais da área é superestimado. Nem sempre lidar com números é aquele pesadelo todo. Algumas dedicadas tentativas podem ser o suficiente para gerar confiança. Uma boa opção é aproveitar os cursos, oficinas e consultorias disponibilizados pelo SEBRAE. Com eles, é possível entender melhor, desde a formação de preço,  melhorar o modelo de negócio, conhecer tipos de créditos disponíveis, como lidar com fornecedores e até como renegociar dívidas.

75_1212_gcomgind_economiacriativa_gestao_840x415

Se caso a conclusão de que o empreendedor não lida bem com a gestão se confirmar, talvez seja a hora de contar com a ajuda de outros profissionais. Contadores e administradores de empresas podem se tornar os melhores amigos de quem procura estabelecer um negócio com criatividade. Mesmo assim, é extremamente necessário que o dono do empreendimento tenha o mínimo de noção sobre como os processos funcionam. O risco de perder o controle da situação ou de não conseguir dar o rumo que espera para o negócio é grande quando se abre mão de entender o panorama geral. Uma boa solução é procurar um sócio de confiança que tenha habilidades complementares.

Pensar a gestão em empreendimentos criativos é mais que uma preocupação com a formalidade das coisas. É a única forma de evitar que as pendências se transformem em bolas de neve de impostos, obrigações trabalhistas e com as instituições públicas. Com organização e criatividade é possível realizar um sonho e não colocá-lo em risco.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

19 de Setembro de 2017

Gaúchas que serão destaque no Cachaça Trade Fair 2017

SAIBA MAIS

 

18 de Setembro de 2017

Mercopar recebe inscrições para as Rodadas de Negócios até quarta-feira

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/09/2017 15:36

Cachaçarias gaúchas participam de feira em São Paulo

Sebrae RS Podcast 18/09/2017 11:22

Empreendedoras criam calcinha que dispensa uso de absorvente