Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Economia Criativa

Conheça os desafios

Entenda as principais dificuldades de quem começa um negócio de impacto social

10/01/17
Amanda Paim

Amanda Paim

Gerência Setorial do Comércio e Serviços

COMPARTILHE
"Quando entra o investidor é a hora de arrumar a casa. A governança da empresa avança muito e em pouco tempo, por isso é preciso muita organização e paciência."

A vida do empreendedor não é fácil. Nos negócios de impacto social, ela acaba ficando um pouco mais complicada. Trata-se daquelas empresas que pretendem resolver um problema da sociedade e ainda pensam em escalabilidade e rentabilidade. Depois de passar por diversos pitches, ter um projeto aprovado e receber o dinheiro, é comum que o recurso sirva principalmente para melhorar o ambiente.

– Quando entra o investidor é a hora de arrumar a casa. A governança da empresa avança muito e em pouco tempo, por isso é preciso muita organização e paciência – avalia o coordenador de projetos de aceleração da Artemisia, Fábio Sato.

A principal dificuldade é lidar com os diversos números de processos que devem ser gerenciados ao mesmo tempo. Se você ainda não tem preocupações com marketing, vai precisar desenvolver um plano de comunicação. A contabilidade precisará ser ajustada e o controle financeiro será maior. A equipe está pequena? Será necessário analisar currículos, fazer seleções, contratar e deixar todas as questões trabalhistas em ordem.

72_1213_-gcomgind_economiacriativa_impactosocialdificuldades_840x415

Outro elemento muito importante é a dificuldade das empresas de lidarem com vendas. Os investidores esperam que a empresa comece a ter algum tipo de lucro e sustentabilidade logo. Nesse ponto, depende muito das características do empreendedor fazer o negócio dar certo. De acordo com Sato, raramente as vendas funcionarão somente contratando pessoas. É necessário ter um acompanhamento direto do setor e colocar sua característica pessoal.

Se o cenário de dificuldades se concretiza, é o momento para buscar ajuda. Cada vez mais surgem empresas especializadas em startups e negócios inovadores nas mais diversas áreas. Escritórios de contabilidade, agências de assessoria de imprensa e empresas de infraestrutura tecnológica costumam oferecer seus serviços em eventos voltados a esse nicho. O empreendedor também pode contar com o apoio do SEBRAE RS, que oferece modalidades de cursos, palestras, oficinas e consultorias adequadas a diferentes áreas e etapas do desenvolvimento de um negócio.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

21 de Agosto de 2017

As pessoas de uma empresa são parte fundamental dos negócios

SAIBA MAIS

 

21 de Agosto de 2017

Estande coletivo apresenta novidades de empreendedores gaúchos na Expoagas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer