Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Dos restaurantes tradicionais aos food trucks

28/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Seminário gratuito aborda gestão na gastronomia e traz o consultor Sérgio Molinari a Caxias do Sul. Evento ocorre no dia 30 julho, a partir das 15h

Da Redação

Seminário de gestão gastronômica em Caxias (Foto: Banco de Imagens)

Caxias do Sul – Os empreendimentos bem-sucedidos da gastronomia têm um tempero em comum: o cuidado com a gestão. E para potencializar esta característica, o SEBRAE/RS realiza em Caxias do Sul o Seminário Regional de Gestão para a Gastronomia, no dia 30 de julho, a partir das 15h, no Restaurante do Subsolo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (Rua Ítalo Vitor Bersani, 1134). O evento faz parte do Programa do Polo Gastronômico do Rio Grande do Sul e conta com o apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Caxias do Sul – Região Uva e Vinho (SHRBS), Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) e Serviço Nacional do Comércio (Senac-RS). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo número 0800-570-0800 ou pelo número (54) 3290-4721. Vagas limitadas.

O coordenador estadual do programa pelo SEBRAE/RS, Roger Klafke, informa que a iniciativa foi criada em 2006, com o objetivo de estimular o aprimoramento da gestão de bares, restaurantes, cafés e outros estabelecimentos de Porto Alegre e cidades próximas. “Depois, o projeto foi estendido para atender seis regiões do Estado: Vale dos Sinos, Serra Gaúcha, Centro, Sul, Planalto e Região Metropolitana”, detalha. Cada um desses locais está recebendo uma edição do seminário regional com ênfase na gestão para gastronomia.

Em Caxias do Sul, o projeto começou há dois anos, atualmente conta com 32 empresas e já está ampliando seu alcance. O gestor do projeto da Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Gustavo Rech, conta que foi criada uma iniciativa específica para atender o município de Bento Gonçalves, com 10 participantes, e uma novidade: o projeto de gestão para food trucks. A nova ação deve ser lançada em agosto e já têm sete inscritos, um deles, inclusive, será palestrante do seminário. “Ao longo de dois anos, os empresários passam por cursos, capacitações e consultorias com atividades focadas no negócio da gastronomia”, explica Rech.

Kombi virou cervejaria itinerante

O seminário é uma das iniciativas do Polo Gastronômico da Serra Gaúcha e está aberto também a empresários do setor que não participam dos projetos do SEBRAE/RS. Na programação, os participantes poderão conferir histórias de cases que são referência nacional, como a Croasonho, e de negócios inovadores como o Salvador Brew Kombi. Há 4 meses, Leonardo Salvador transformou uma Kombi em uma cervejaria itinerante com seis torneiras, onde o cliente pode escolher a marca artesanal que preferir. “Sou cervejeiro e fiz muita pesquisa para chegar a esse formato de negócio”, conta o empresário. Além de se especializar em bebidas artesanais, de preferência da região Sul, Salvador também dá um toque de sommelier ao empreendimento. “Explico também as diferenças de escolas, estilos e matérias-primas para quem quer conhecer melhor o universo das cervejas”, revela.

Além de apresentar o Projeto Alimentação Fora do Lar da Região Serra Gaúcha, o evento vai destacar uma das principais referências no varejo de alimentos do País. O consultor Sérgio Molinari vai abordar o tema “Transformando Crise em Oportunidades”. Molinari é formado em administração pela PUC-SP, especialista em alimentos, com ênfase no foodservice no varejo alimentar. Sócio-fundador da Food Consulting, o consultor é criador e professor do curso sobre Foodservice na ESPM.

Confira a programação completa do seminário:

15h – Abertura
15h05 – Talk Show “Inovação – como boas ideias podem quebrar paradigmas”
Painelistas:
Leonardo Salvador – Sócio-proprietário da Salvador Brew Kombi
Morgana Miolo – Fundadora do Wine Garden Miolo
Leonardo Godoy dos Santos – Sócio-proprietário do Bar do Luizinho
Mediador: Gustavo Angelo Rech – Gestor de Projetos – Regional Serra Gaúcha SEBRAE/RS

16h – Talk Show “Experiências de Sucesso”
Painelistas:
Gustavo Susin – Diretor-executivo da Croasonho Franchising
Vicente Perini Filho – Sócio-proprietário da Quinta Estação Evenros
Pedro Andreis – Proprietário do Restaurante Nonno Mio e Fundador da Abrasel Gramado/RS
Mediador: Maria Beatriz Dal Pont – autora do Projeto de Implantação da Escola de Gastronomia UCS – Amada Cozinha

17h – Transformando Crise em Oportunidades – Sérgio Molinari
19h – Encerramento

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae