Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Dos restaurantes tradicionais aos food trucks

28/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Seminário gratuito aborda gestão na gastronomia e traz o consultor Sérgio Molinari a Caxias do Sul. Evento ocorre no dia 30 julho, a partir das 15h

Da Redação

Seminário de gestão gastronômica em Caxias (Foto: Banco de Imagens)

Caxias do Sul – Os empreendimentos bem-sucedidos da gastronomia têm um tempero em comum: o cuidado com a gestão. E para potencializar esta característica, o SEBRAE/RS realiza em Caxias do Sul o Seminário Regional de Gestão para a Gastronomia, no dia 30 de julho, a partir das 15h, no Restaurante do Subsolo da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (Rua Ítalo Vitor Bersani, 1134). O evento faz parte do Programa do Polo Gastronômico do Rio Grande do Sul e conta com o apoio do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Caxias do Sul – Região Uva e Vinho (SHRBS), Caxias do Sul Convention & Visitors Bureau, Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do Rio Grande do Sul (Fecomércio-RS) e Serviço Nacional do Comércio (Senac-RS). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo número 0800-570-0800 ou pelo número (54) 3290-4721. Vagas limitadas.

O coordenador estadual do programa pelo SEBRAE/RS, Roger Klafke, informa que a iniciativa foi criada em 2006, com o objetivo de estimular o aprimoramento da gestão de bares, restaurantes, cafés e outros estabelecimentos de Porto Alegre e cidades próximas. “Depois, o projeto foi estendido para atender seis regiões do Estado: Vale dos Sinos, Serra Gaúcha, Centro, Sul, Planalto e Região Metropolitana”, detalha. Cada um desses locais está recebendo uma edição do seminário regional com ênfase na gestão para gastronomia.

Em Caxias do Sul, o projeto começou há dois anos, atualmente conta com 32 empresas e já está ampliando seu alcance. O gestor do projeto da Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Gustavo Rech, conta que foi criada uma iniciativa específica para atender o município de Bento Gonçalves, com 10 participantes, e uma novidade: o projeto de gestão para food trucks. A nova ação deve ser lançada em agosto e já têm sete inscritos, um deles, inclusive, será palestrante do seminário. “Ao longo de dois anos, os empresários passam por cursos, capacitações e consultorias com atividades focadas no negócio da gastronomia”, explica Rech.

Kombi virou cervejaria itinerante

O seminário é uma das iniciativas do Polo Gastronômico da Serra Gaúcha e está aberto também a empresários do setor que não participam dos projetos do SEBRAE/RS. Na programação, os participantes poderão conferir histórias de cases que são referência nacional, como a Croasonho, e de negócios inovadores como o Salvador Brew Kombi. Há 4 meses, Leonardo Salvador transformou uma Kombi em uma cervejaria itinerante com seis torneiras, onde o cliente pode escolher a marca artesanal que preferir. “Sou cervejeiro e fiz muita pesquisa para chegar a esse formato de negócio”, conta o empresário. Além de se especializar em bebidas artesanais, de preferência da região Sul, Salvador também dá um toque de sommelier ao empreendimento. “Explico também as diferenças de escolas, estilos e matérias-primas para quem quer conhecer melhor o universo das cervejas”, revela.

Além de apresentar o Projeto Alimentação Fora do Lar da Região Serra Gaúcha, o evento vai destacar uma das principais referências no varejo de alimentos do País. O consultor Sérgio Molinari vai abordar o tema “Transformando Crise em Oportunidades”. Molinari é formado em administração pela PUC-SP, especialista em alimentos, com ênfase no foodservice no varejo alimentar. Sócio-fundador da Food Consulting, o consultor é criador e professor do curso sobre Foodservice na ESPM.

Confira a programação completa do seminário:

15h – Abertura
15h05 – Talk Show “Inovação – como boas ideias podem quebrar paradigmas”
Painelistas:
Leonardo Salvador – Sócio-proprietário da Salvador Brew Kombi
Morgana Miolo – Fundadora do Wine Garden Miolo
Leonardo Godoy dos Santos – Sócio-proprietário do Bar do Luizinho
Mediador: Gustavo Angelo Rech – Gestor de Projetos – Regional Serra Gaúcha SEBRAE/RS

16h – Talk Show “Experiências de Sucesso”
Painelistas:
Gustavo Susin – Diretor-executivo da Croasonho Franchising
Vicente Perini Filho – Sócio-proprietário da Quinta Estação Evenros
Pedro Andreis – Proprietário do Restaurante Nonno Mio e Fundador da Abrasel Gramado/RS
Mediador: Maria Beatriz Dal Pont – autora do Projeto de Implantação da Escola de Gastronomia UCS – Amada Cozinha

17h – Transformando Crise em Oportunidades – Sérgio Molinari
19h – Encerramento

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios