Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Doces gaúchos de olho no mercado externo

08/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Apoiada pelo SEBRAE/RS, a Imperatriz Doces Finos participa da Missão Empresarial a evento internacional do setor de alimentos e bebidas

Da Redação

Maria Helena Lubke produz os doces da Imperatriz Doces Finos (Foto: Reprodução)

Pelotas – A oportunidade para fazer a empresa crescer tem o gosto doce do chocolate. Assim pode ser contado o momento pelo qual passa a Imperatriz Doces Finos, uma pequena fábrica de delícias localizada em Capão do Leão, próximo a Pelotas, na região Sul do Rio Grande do Sul. Seus diretores, Maria Helena Lubke e seu filho David, embarcam nessa semana para a Alemanha em busca dessa oportunidade. Eles fazem parte da Missão Empresarial Brasileira até a Feira Internacional Anuga 2015, que vai até 16 de outubro, na cidade de Colonia.

A realização da viagem e a programação na Europa é resultado da parceria do SEBRAE, Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Enterprise Europe Network (EEN) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Sob a coordenação do SEBRAE/RS, ao todo, estão participando nove micro e pequenas empresas gaúchas.

Ao se cadastrar junto à Regional Sul da entidade, para compor a delegação brasileira que vai visitar um dos maiores eventos mundiais do setor de alimentos e bebidas, Maria Helena já tinha em mente o que deverá ser seu foco de trabalho: “A área de produção de trufas com a marca Meuy é a que mais cresce na Imperatriz. Desde que iniciamos as consultorias com o SEBRAE/RS, o plano de negócios tem sido para esse lado e, de fato, temos resultados importantes. Abrir os olhos para uma oportunidade de internacionalização é a nossa intenção”, conta a empresária.

Empreendedora desde 1997, quando iniciou a vender doces com características dos tradicionais produtos de Pelotas – de origem portuguesa –, Maria Helena possui atualmente mais de 70 tipos diferentes de iguarias. “Abastecemos diversas lojas e confeitarias no Brasil todo. Em Porto Alegre, por exemplo, fazemos duas entregas semanais para cerca de 60 lojas, entre elas a conhecida rede Bella Gula”, indica.

No entanto, com o aumento das vendas da linha de trufas, os planos podem ter outras dimensões. “Estar presente na Feira Anuga 2015 é uma oportunidade que surgiu e não deixamos escapar”, diz a diretora. A Imperatriz Doces Finos é integrante do projeto Qualificar o Turismo na Costa Doce Náutico da Regional Sul do SEBRAE/RS.

A viagem para o evento na Alemanha é a primeira ação de prospecção da pequena empresa. Segundo Maria Helena, as atenções estarão em aprender o que for possível. “Os chocolates possuem uma durabilidade maior do que os doces finos. Faz sentido, então, que tenhamos que conhecer tecnologias de embalagens, transporte e armazenagem para poder planejar as vendas aos clientes distantes, incluindo os do exterior”, conta ela, que mandou confeccionar 3 mil folders bilíngues para levar na bagagem e distribuir aos contatos que terá durante o evento. “E tudo isso ocorreu com a ajuda do SEBRAE/RS e as orientações que tivemos antes da viagem”, finaliza.

A Feira de Anuga tem como foco central as tendências do futuro para os setores de alimentos e bebidas e apresenta esses lançamentos por meio de “dez feiras em uma” – referente às dez áreas de exposição que representam subsetores específicos dentro do evento. Na última edição, realizada em 2013, o evento reuniu 6.777 expositores de 98 países, sendo a maior parte deles da Europa, Ásia e América. Para 2015, a previsão dos organizadores é receber mais de 150 mil visitantes representantes de 187 diferentes países. Anuga terá 284 mil m² de área de exposição.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

17 de Outubro de 2017

Alimentação diferenciada abre oportunidade para negócios

SAIBA MAIS

 

17 de Outubro de 2017

Bombeiros de todo Estado recebem treinamento em Santa Cruz do Sul

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/10/2017 12:38

Atualizações do Simples Nacional são debatidas em Porto Alegre

Sebrae RS Podcast 13/10/2017 11:41

Programa LIDER debate o turismo na Campanha e Fronteira Gaúcha