Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI Credito Consultoria Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Diretor-superintendente do SEBRAE/RS fala sobre empreender em tempos de crise

23/06/15

Da Redação

COMPARTILHE

Palestra de Derly Fialho ocorre em Rosário do Sul, no dia 24 de junho, no Centro Empresarial do Município

Da Redação

Derly Fialho é o diretor-superintendente do SEBRAE/RS (Foto: Giovani Vieira)

Rosário do Sul – Uma nova visão para alavancar o desenvolvimento do município e enfrentar a crise sem deixar de empreender. Este é objetivo da palestra do diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, que ocorre na quarta-feira, 24 de junho, em Rosário do Sul. Com o tema “Empreender em Tempos de Crise”, o evento será realizado no Centro Empresarial do Município, a partir das 20 horas. No mesmo dia, Fialho também participa da inauguração do Ponto de Atendimento ao Empreendedor do SEBRAE/RS, que ocorre, às 17h, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Rosário do Sul (Rua Amaro Souto, 2075 – Centro).

Durante sua apresentação, Derly Fialho contextualizará o empreendedorismo no Brasil e na Região Sul. Segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos, possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Em dez anos, essa taxa de empreendedorismo saltou de 23%, em 2004, para 34,5% no ano passado. “Quando comparado com os países que compõem o Brics, o Brasil é a nação com a maior taxa de empreendedorismo, ficando quase oito pontos percentuais à frente da China, com uma taxa de 26,7%”, ressalta o dirigente.

Essa alta taxa de empreendedorismo, segundo o diretor, demonstra que, além de mais empreendedores permanecerem no mundo dos negócios, mais pessoas veem no empreendedorismo uma oportunidade de vida e vêm trabalhando para conquistar o sonho de serem seus próprios chefes. “Independentemente do período de crise, para obtermos sucesso é necessário gestão, disciplina e planejamento a longo prazo”, alerta. Para o dirigente, o imediatismo é uma das piores falhas do empreendedor, que busca resultados no curto prazo. “Empresas como Gerdau, Randon e Colombo, que começaram pequenas e hoje são grandes corporações, certamente priorizaram o gerenciamento, o conhecimento e a cooperação durante suas trajetórias”.

Ponto de Atendimento

O gestor de projetos da Regional Campanha e Fronteira Oeste do SEBRAE/RS, Edson Luis Machado Linhares, comenta que a instalação do novo ponto de atendimento da entidade corresponde a uma importante demanda de Rosário do Sul. “O município de 40 mil habitantes já buscava informação e capacitação para empreender, mas a unidade do SEBRAE/RS mais próxima estava em Santana do Livramento, a 100 quilômetros de Rosário, o que comprometia um maior volume de atendimentos presenciais”, relata Linhares.

Mesmo com a distância, a Regional designava um técnico a cada 15 dias para dar expediente em Rosário do Sul. “Agora, os parceiros da iniciativa vão ceder um profissional que será capacitado pelo SEBRAE/RS e ficará em tempo integral no ponto de atendimento, localizado junto à Secretaria de Desenvolvimento”, conta o gestor. Ele vai atender todas as demandas de informações, serviços, formalizações, divulgação e negociação do cronograma de capacitações oferecidas pela entidade em Rosário do Sul. “A expectativa é dobrar o número de atendimentos no município já nos primeiros meses”, revela.

A cidade já participa de importantes iniciativas promovidas pela entidade: o Projeto de Atendimento Territorial, Projeto de Construção Civil e Projetos de Ovinocultura e Bovinocultura de Corte, assim como o Projeto de Políticas Públicas. Rosário do Sul também foi beneficiada por projetos setoriais desenvolvidos em anos anteriores para alavancar áreas como comércio, serviços, fruticultura, entre outras.

A instalação da Rede de Atendimento ao Empreendedor do SEBRAE/RS em Rosário do Sul conta com a parceria do Centro Empresarial de Rosário do Sul, Sindicato Rural e Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Novembro de 2017

Workshops sobre ervas medicinais são novidades no Caminho Pomerano

SAIBA MAIS

 

23 de Novembro de 2017

Licenciamento sanitário é tema de oficina em Santa Maria

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/11/2017 17:09

Projeto Conexão Saúde RS apoia indústrias do setor

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo