Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito consultoria Boas Praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Dias de Campo na região Noroeste

08/01/16

Da Redação

COMPARTILHE

Ações promovidas entre os dias 11 e 15 de janeiro visam a minimizar danos provocados pelo excesso de chuvas

Da Redação

Evento é voltado para produtores de leite (Foto: Banco de Imagens)

O período do El Niño pode ser bom para algumas culturas, mas nem sempre é favorável ao correto manejo das pastagens. Para preparar os criadores de gado leiteiro da Região Noroeste do Estado está sendo promovido um ciclo de dias de campo, de 11 a 15 de janeiro, a fim de evitar os problemas provocados pelo excesso de chuvas nas forrageiras. A iniciativa integra as ações do Programa de Produção Integrada de Sistemas Agropecuários (PISA), uma realização do Juntos para Competir, parceria entre FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS.

A gestora de projetos de agronegócio na Região Noroeste do SEBRAE/RS, Eloisa Muxfeldt Arns, conta que o programa já está no quarto ano e, a cada dois meses, é realizado um ciclo com dias de campo em propriedades definidas como Unidades de Difusão Tecnológica (UDT), que são referências para diversas práticas rurais em cada cidade. Essa edição vai abranger os municípios de Ubiretama, Roque Gonzales, Rolador, Caibaté e Mato Queimado, em uma ação que vai beneficiar quase cem propriedades da região.

O objetivo é difundir conhecimento sobre o manejo das forrageiras de verão em função do alto volume de chuvas deste período. Como decorrência do El Niño, os produtores de leite enfrentam dois problemas na manutenção das pastagens. “Em função do excesso de umidade e do pisoteio dos animais, as forrageiras podem ter problemas de rebrote e o solo ficar prejudicado. Outra dificuldade é causada pela alta temperatura e umidade, contribuindo para um crescimento exacerbado do pasto, que acaba ficando muito fibroso e pouco nutritivo para o gado”, explica. Para evitar essas situações ou, pelo menos, minimizá-las, os participantes vão poder conferir na prática qual é o manejo mais adequado, como tratar os animais, a formação de piquetes e os cuidados com o solo em propriedades que são referência nessas tecnologias. A programação é exclusiva para os produtores que integram o PISA em cada cidade.

Confira o cronograma dos dias de campo e as propriedades que serão visitadas:

  • 11/01 – Ubiretama – Lauri Reschke
  • 12/01 – Roque Gonzales – Viro Inácio Heineck Sebastiany
  • 13/01 – Rolador – José Rodolfo Goetz da Rocha
  • 14/01 – Caibaté – José Inácio Rodrigues de Mattos
  • 15/01 – Mato Queimado – Artêmio Ely
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Janeiro de 2018

Expodireto 2018 contará com estande coletivo do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

19 de Janeiro de 2018

Mais de R$ 9,5 milhões em vendas na Couromoda

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/01/2018 17:54

Empresas do projeto Alimentos Premium começam a colher frutos

Sebrae RS Podcast 17/01/2018 17:52

Programa D’Olho na Qualidade Rural leva conhecimento e lucro para agroindústrias