Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Credito mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Artesanato de Canoas para o mundo

14/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Associação de artesãs da Região Metropolitana produz acessórios sustentáveis vendidos para todo País, Europa e Estados Unidos

Da Redação

Artigos do Canoa são produzidos a partir de materiais reciclados (Foto: Divulgação)

Canoas – Resíduos industriais de borracha se transformam em peças de design pelas mãos de 20 artesãs de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Essa é a associação Canoa, um grupo de pessoas que escolheu o desafio do desenvolvimento sustentável e está colocando o nome da cidade e do Estado no cenário do artesanato mundial.

A proposta de elaborar criações sustentáveis a partir de resíduos da indústria nasceu em 2007. A coordenadora estadual do projeto de artesanato pelo SEBRAE/RS, Viviane Silva, conta que o grupo se reuniu a partir de uma iniciativa da instituição com a Prefeitura de Canoas. “Depois, em 2012, as artesãs passaram a integrar o Projeto Brasil Original, desenvolvido pelo SEBRAE Nacional”, informa. A ação promove capacitações para os participantes e consultorias em gestão e desenvolvimento de produtos, além de apoio para a precificação e comercialização dos materiais.

As peças nasceram de sobras de borracha de vedação de automóveis, originadas de uma indústria da cidade. Também tecidos de guarda-chuva, retalhos de persiana e câmaras de bicicleta compõem as matérias-primas utilizadas pelas artesãs. A coordenadora da associação Canoa, Edy Ferreira Ribeiro, conta que, no início, muitas pessoas não acreditavam que aqueles materiais poderiam se transformar em acessórios, como pulseiras, brincos e bolsas. “Hoje não me vejo trabalhando com outro produto, que não venha de reaproveitamento de resíduo”, reconhece Edy.

Além da sustentabilidade, o trabalho na associação é uma alternativa de complemento de renda para as participantes. “São pessoas aposentadas ou que não têm como ingressar no mercado de trabalho e que conseguem ter retorno com seu artesanato”, observa a coordenadora.

Com design diferenciado, que segue uma tendência contemporânea, e propostas que se renovam a cada coleção, as peças produzidas pela Canoa alcançam projeção para diversos Estados e também já foram enviadas para locais como Nova Iorque, Berlim e Paris. E o reconhecimento não é só para os produtos, mas para a visão da associação. Em novembro do ano passado, por exemplo, Edy representou o Brasil em um seminário ibero-americano de artesanato como alternativa para geração de emprego e renda, na Espanha.

Nos próximos dois meses, as artesãs da Canoa e a consultora de design estarão reunidas para preparar a próxima coleção. “Precisamos chamar a atenção pelo diferencial e pela inovação constante”, ensina Edy.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha