Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Curso para o Prêmio Prefeito Empreendedor tem nova edição

24/08/15

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa visa preparar prefeitos, secretários, agentes de desenvolvimento ou técnicos das prefeituras na metodologia para projetos de desenvolvimento locais

Da Redação

Curso visa auxiliar candidatos ao Prêmio para elaboração de projetos (Foto: Banco de Imagens)

Lajeado – A regional do SEBRAE/RS nos Vales do Taquari e Rio Pardo vai sediar, nos dias 27 e 28 de agosto, o curso Elaboração de Projetos de Captação de Recursos Públicos e Preparação ao Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor do Biênio 2015/2016. Será das 9h às 12h e das 13h às 18h, no endereço do SEBRAE (Rua Silva Jardim, 96). A atividade é gratuita e podem participar prefeitos, secretários municipais, agentes de desenvolvimento ou técnicos das prefeituras da região. As inscrições podem ser feitas pelo telefone (51) 3710-1697.

De acordo com a gestora do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor no Rio Grande do Sul, Tangriane Forest Santos, trata-se de uma oportunidade para os prefeitos e representantes do poder público ter acesso, de modo prático, a orientações e descrições de processos necessários ao desenvolvimento de projetos locais. Esse curso está ocorrendo em várias cidades gaúchas. Iniciou-se em Porto Alegre e já passou por Pelotas, Ijuí, Passo Fundo, Uruguaiana e Erechim.

As características empreendedoras dos municípios dos Vales do Taquari e Rio Pardo são bastante acentuadas, segundo o gestor de políticas públicas dessa regional do SEBRAE/RS, Alexandre Schmitt. “Pode-se afirmar que há um bom histórico de participação dos municípios da região nas avaliações do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor. Lajeado venceu no Estado, na última edição – 2013/2014, na categoria Compras Governamentais. Também o município de Travesseiro, na mesma edição, venceu localmente na categoria Pequenos Negócios no Campo”, lembra ele.

O curso que irá acontecer nos dias 27 e 28 de agosto é uma oportunidade para os participantes aprimorarem conhecimentos sobre os diversos temas que trabalham em suas atividades nas prefeituras. “Realizamos concomitante a Oficina do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor por ser de conteúdo semelhante ao curso Elaboração de Projetos”, comenta Tangriane. As abordagens possuem foco na maneira de expressar objetivos, fases de um projeto, a avaliação, os erros mais comuns e fontes de financiamento público.

Nos primeiros eventos já realizados, as percepções foram de que o curso atende às demandas dos participantes no sentido de esclarecer dúvidas de como expor as ideias com clareza para a construção dos projetos. Tangriane lembra, ainda, que a dinâmica das aulas é estruturada para abordar todos os aspectos relevantes que envolvem a compreensão da importância de execução de ações empreendedoras junto às comunidades. “Trata-se de um espaço para as gestões municipais demonstrarem suas ações governamentais de visão empreendedora que, por sua vez, ajudam o crescimento econômico e social de forma segura e planejada”, complementa.

Por meio do site do reconhecimento, os representantes de todos os municípios do Estado podem também se informar sobre a importância do Prêmio, seus objetivos, suas repercussões e benefícios de implantar ações de estímulo ao empreendedorismo junto às comunidades locais.

A nona edição do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor prevê o reconhecimento dos gestores que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios e à modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. As categorias previstas são: Melhor Projeto, Implementação e Institucionalização da Lei Geral, Compras Governamentais de Pequenos Negócios, Desburocratização e Formalização, Pequenos Negócios no Campo, Inovação e Sustentabilidade, Municípios Integrantes do G100 e Inclusão Produtiva com Segurança Sanitária. As inscrições do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor vão até 30 de novembro de 2015.

Serviço:

Quando: 27 e 28 de agosto
Local: Lajeado – Regional SEBRAE Vales do Taquari e Rio Pardo
Endereço: Rua Silva Jardim, 96
Horário: das 9h às 12h e das 13h às 18h
Como: gratuito
Informações e inscrições: (51) 3710-1697

Conteúdo do curso:

Elaboração de projetos para capacitação de recursos. O que é um projeto. Tópicos de um projeto. Clareza na exposição de ideias, avaliação do projeto, fontes de financiamento, documentação, elaboração de orçamento. Descrevendo ação municipal para o Prêmio Prefeito Empreendedor. O que é um projeto para o Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor. Valorizando as conquistas do município. Inscrição, Tópicos de um projeto. Entregas e finalização.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios