Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Cruz Alta oficializa a REDESIM

03/12/15

Da Redação

COMPARTILHE

Lançamento ocorreu nesta semana, na sede da prefeitura municipal

Da Redação

Cerimônia que oficializou a adesão ocorreu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal (Foto: Isabelle Lopes/Prefeitura Municipal)

Cruz Alta – Mais um município gaúcho aderiu à Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM). O lançamento da iniciativa que desburocratiza processos para registro de empresas ocorreu no dia 1º de dezembro, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, com a presença do prefeito Juliano da Silva; o secretário de Desenvolvimento, Francisco Noronha; o diretor do Departamento de Apoio à Micro e Pequena Empresa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Carlos Alberto Hundertmarker; o presidente da Associação Comercial e Industrial de Cruz Alta (ACI), João Paulo Dantas, e demais lideranças locais.

Em todo o Estado, o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs) são parceiros na implementação da REDESIM em municípios com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas. O técnico da Regional Planalto do SEBRAE/RS Patric Strapazzon ressalta o impacto que a REDESIM terá no município. “Será benéfico para todos. A redução do prazo para registro, que ficará em até cinco dias úteis, será aplicada para atividades de baixo risco”, destaca.

Cruz Alta conta com mais de 6 mil empresas registradas. Com a REDESIM, esse número deve aumentar. Conforme o agente de desenvolvimento nomeado pela prefeitura, José Teixeira, “a implementação é resultado de ações realizadas com o SEBRAE/RS desde maio. O prefeito participou de seminários sobre o assunto, e agora temos o desafio de executar as ações”, conta. Ainda segundo ele, “o lançamento demonstra o interesse do poder público em criar um ambiente favorável para fomentar o empreendedorismo, simplificando processos”, finaliza.

Municípios como Garibaldi, Lajeado, Guaíba, Nova Santa Rita, São Marcos, São Leopoldo, Santa Cruz do Sul, Estrela, Gramado, Erechim, Camaquã, Ivoti, Horizontina, Santa Rosa, Ijuí, Canela, Santiago, São Francisco de Assis, Alegrete, Venâncio Aires, Encantado, Bento Gonçalves e Getúlio Vargas também estão integrados à REDESIM no Estado. O SEBRAE/RS e a Junta Comercial pretendem levar a solução integrada para 34 cidades até o final do ano.

A REDESIM

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE).

Benefícios para o município:

  • Base de dados centralizada e compartilhada;
  • Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
  • Redução do custo operacional das partes envolvidas;
  • Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:

  • Entrada única de dados cadastrais e documentos;
  • Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
  • Extinção da duplicidade de exigências;
  • Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
  • Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Dezembro de 2017

Abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

SAIBA MAIS

 

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae