Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Criatividade a serviço da indústria

06/10/16

Da Redação

COMPARTILHE

Ação é desenvolvida durante a Mercopar, em Caxias do Sul

Da Redação

Desafio na área calçadista é a tarefa proposta (Foto: Edu Rocha)

Caxias do Sul/RS – Na busca pela oportunidade de oferecer tecnologia para o setor calçadista, os sócios Ricardo Schuler e Inelmo Rossi aceitaram compor uma das equipes do desafio proposto pela Mercopar para desenvolver uma solução na serialização aplicada no solado dos calçados e, principalmente, na utilização dessa informação pelo consumidor final. O desafio é mais uma das ações apresentadas no Salão da Inovação da feira e coloca a criatividade a serviço da indústria, em um contexto de troca de experiências e crescimento coletivo. A ação tem a parceria da indústria de calçados Via Marte e foi intermediada pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados).

A ideia é que a solução apresentada possibilite muitos benefícios, a começar para o próprio consumidor que, ao tentar contato com o fabricante, por exemplo, tenha na leitura do código uma ferramenta imediata. “E não é somente essa possibilidade. Esse recurso pode ser fundamental, por exemplo, para promoções, sendo instrumento de comunicação e marketing”, avalia Marcelo Ribas, analista de Suporte da Via Marte.

Outra vantagem é a identificação de eventual pirataria, o código protege o produto e dá garantia ao consumidor de que é legítimo. “O trabalho final das equipes deve propiciar que o código seja aplicável a qualquer tamanho e tipo de solado, de qualquer material”, afirma a analista de Inovação da Abicalçados, Patrícia Ott.

A gravação padrão do lote de produção, como o que acontece hoje, envolve milhares de pares. Já o serial, proposta do desafio, identifica de forma única e inequívoca cada produto despachado. Com o serial a rastreabilidade é plena, como explica o gerente de TI da Via Marte, Ivair Kautzmann. Entretanto, ele ressalta que o conceito é multissetorial, ou seja, é aplicável para outros setores da indústria, não somente o calçadista. “Na Via Marte já cobrimos todos os estágios, desde a serialização do par na caixa individual, a partir da etiqueta. O que nos falta é a gravação direta no produto. No desafio, fomentamos este desenvolvimento. Buscamos por impressão rápida, de custo-benefício, robusta e que chegue legível até o consumidor”, explica o gerente. Os resultados do desafio serão apresentados ao final do evento, nesta sexta-feira (07).

A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e Hannover Fairs Sulamérica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. Mais informações sobre a Mercopar podem ser obtidas no site www.mercopar.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios