Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria BOAS PRATICAS empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Criador e criatura se encontram na Expointer

03/09/15

Da Redação

COMPARTILHE

Irmãos de Caxias do Sul cederam os pés de alface, rúcula e almeirão que compõem a Estufa Conceito

Da Redação

Irmãos Mazzochi conferem seu trabalho no estande Juntos para Competir na Expointer (Foto: Fagner Almeida)

Esteio – A produção hidropônica de alfaces, rúculas e almeirões da família Mazzochi chamou a atenção dos coordenadores do programa Juntos para Competir e veio parar na Expointer 2015. A propriedade de cinco hectares, localizada no Distrito de Ana Rech, em Caxias do Sul, tem como comandantes três jovens irmãos: Luiz Henrique (22 anos), Marco Antônio (15 anos) e João Vitor (18 anos). São eles que administram o cultivo protegido de horticultura, uvas e o pomar com produção de ameixa, pêssego, Caqui e pêra.

Na Estufa Conceito, uma das atrações do Juntos para Competir na feira, as verduras dos irmãos Mazzochi enchem os olhos dos visitantes que buscam informações sobre esta forma de agricultura. Nesta quinta-feira, 3 de setembro, foi a vez de Luiz, Marco e João Mazzochi conhecerem a estufa que, além do conceito de cultivo protegido, explora o aproveitamento de água da chuva e a geração de energia solar. “Dia 2 de janeiro de 2014 plantamos os primeiros pés de alface”, lembra o irmão mais velho, Luiz Henrique.

Na Estufa Conceito, os visitantes podem apenas olhar as plantas, mas quem quiser saboreá-las basta frequentar supermercados e restaurantes de Caxias do Sul, como a Casa DiPaolo, por exemplo. Atualmente, a produção da família é de 8 mil pés/mês e o valor de comercialização atinge R$ 13,00 a dúzia, R$ 5,00 a mais do que o valor pago pelas verduras convencionais. “Este sistema requer um investimento relativamente alto, mas é possível pagá-lo em um ano caso se consiga garantir a venda da produção”, explica Luiz Henrique.

As visitas guiadas na Estufa Conceito ocorrem até domingo, 6 de setembro, têm duração de 30 minutos e ocorrem três vezes ao dia (9h30 às 10h, 13h às 13h30 e das 15h30 às 16h).

O Juntos para Competir na Expointer

Localizado no Pavilhão Internacional, o estande do Juntos para Competir conta, ainda, com espaço destinado à eficiência energética e atendimento institucional. Outro destaque é a Vitrine da Carne Gaúcha, idealizada pela Farsul, tem ainda mais visibilidade este ano, pois está localizada na entrada do Pavilhão Internacional. Até 5 de setembro, sábado, ocorrem quatro sessões diárias de desossa e preparo de receitas com carnes de bovino, suíno e ovinos (10h30, 14h, 16h, 17h30). A Vitrine de Leite também ocorre até 5 de setembro, no Pavilhão do Gado de Leite, quatro vezes ao dia (10h, 12h, 14h30, 16h30).

O estande já recebeu a visita de 4 mil pessoas até esta quinta-feira, 3 de setembro.

Saiba mais sobre o Juntos para Competir

O Juntos para Competir tem como objetivo o desenvolvimento das principais cadeias produtivas do agronegócio do Estado, através da capacitação, integração e organização dos diferentes segmentos agropecuários. As ações compreendem consultorias, cursos presenciais e palestras que aperfeiçoam aspectos de gestão empresarial, tecnologia, agregação de valor ao produto e posicionamentos para a competitividade. Outras informações podem ser obtidas nas sedes dos Sindicatos Rurais, junto aos supervisores regionais do SENAR ou nas regionais do SEBRAE no Estado.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios