Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Criação em 3D é possível na Mercopar

08/10/15

Da Redação

COMPARTILHE

Jovens do Polo Marista e do SENAI, além dos visitantes e expositores, podem usar o Laboratório de Prototipagem da Feira

Da Redação

Oficina Blender: criatividade transformada em realidade (Foto: Giovani Vieira)

Caxias do Sul – Imagine transformar um desenho no computador em um objeto. Isso é possível no Laboratório de Prototipagem instalado no centro do Pavilhão 1 da Mercopar, feira que acontece em Caxias do Sul até a próxima sexta-feira (09). Nele, jovens do Polo Marista de Formação Tecnológica, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), expositores e visitantes criam de acordo com a imaginação. Durante uma das Oficinas Criativas realizadas, a Blender, o modelador Paulo Medeiros confeccionou peças para um carro controlado por controle remoto que pode ser visto pelos corredores da feira. “A impressora 3D me permitiu fazer a placa, o nome do carro, maçaneta e detalhes do farol e da sinaleira. O que tu desenhar no computador é possível imprimir em 3D. Estamos aqui compartilhando conhecimento e ideias”, conta Medeiros, que participa da Mercopar pela primeira vez.

O coordenador de projetos do Polo Marista de Formação Tecnológica, Ricardo Brodt Leistner Junior, diz que é muito importante a inserção dos jovens na feira. “Eles têm a robótica educacional que estudam diariamente e aqui podem ver onde todo esse trabalho pode chegar. Está sendo uma troca de experiências muito interessante, pois o espaço é aberto a quem quiser participar”, afirma Leistner.

Nesta quarta-feira as Oficinas Criativas se desenvolveram com os temas: Impressora 3D: Criação e desenvolvimento de peças com a utilização de Impressora 3D e fresagem de placas de circuito impresso, com manuseio da Fresa CNC; Design Thinking: Atividades práticas criativas juntos aos participantes a fim de despertar um novo olhar e uma nova atitude, utilizando ferramentas para geração, organização, aprofundamento e visualização de ideias; e Espaço de eficiência Energética – Apresentando soluções como: Manufatura Digital, Motores Elétricos, Iluminação, Câmera Termográfica, Sistemas Fotovoltaicos, Moto Elétrica e assessorias presenciais.

A Mercopar é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (SEBRAE/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG. O cadastro para visitação, assim como mais informações, podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Janeiro de 2018

Projeto Energia Mais está com inscrições abertas

SAIBA MAIS

 

22 de Janeiro de 2018

Encerra amanhã o prazo para o MEI regularizar situação com a Receita Federal

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/01/2018 18:45

Inscrições abertas para o projeto StartupRS Scale

Sebrae RS Podcast 22/01/2018 11:21

Projeto Energia Mais está com inscrições abertas