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Couromoda: superação é a marca das MPEs gaúchas

12/01/16

Da Redação

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Expositores do estande coletivo do Rio Grande do Sul encaram o segundo dia da Feira com mais visitantes e mais negócios. SEBRAE/RS, Governo do Estado e ACI/NH apoiam a participação

Da Redação

Governador José Ivo Sartori visitou o estande coletivo, parceria entre SEBRAE/RS, Governo do Estado e ACI/NH (Foto: SEBRAE/RS)

São Paulo – Passadas as primeiras 48 horas da Couromoda 2016, a expectativa de superação do ambiente de crise econômica confirma as primeiras impressões positivas para as micro e pequenas indústrias gaúchas. Com exposição no estande coletivo organizado pelo SEBRAE/RS, em parceria com o Governo do Estado e a ACI/NH, ao longo da segunda-feira, 11 de janeiro, as 56 empresas do Estado atingiram a marca de 52.210 pares/peças de sapatos e acessórios comercializados. Em valores, esse total representa R$ 2.533.913,00.

A Couromoda 2016 – Feira Internacional de Calçados, Artefatos de Couro e Acessórios de Moda, que ocorre entre os dias 10 e 13 de janeiro, na Expocenter Norte, em São Paulo, é o maior evento do gênero na América Latina. Para a diretora da marca ZanniBarcelos, de Campo Bom, é uma satisfação informar a superação de um cenário que tinha tudo para ser desolador. “Viemos para a Feira com um certo receio de que o momento de crise econômica nos atrapalhasse nos planos de continuar a crescer e vender nossos calçados, mas os lojistas reagiram. Fidelizamos alguns clientes, boa parte concentrada no Rio de Janeiro e em São Paulo, e vamos ter resultados maiores do que no ano passado”, anima-se Elizane Barcelos de Menezes, sócia da grife.

Segundo ela, que tem apenas sete anos de produção e uma equipe de 75 funcionários, esta edição da Couromoda já é, sem dúvida, muito superior a de 2015, uma vez que mais visitantes estão percorrendo os corredores do evento. “Percebemos mais curiosidade com o tipo de produto como o nosso, que privilegia o uso do couro e dos acabamentos mais perfeitos, praticamente artesanais. Nesse sentido, propomos sempre uma parceria com os clientes: oferecemos coleções de moda atualizada”, explica a empresária. Um dos destaques da linha são as botas femininas de cano curto, que estarão em alta no inverno 2016.

O gestor de projetos do SEBRAE/RS, Maico Fabiano Fernandes, salienta a movimentação de compradores de todo o Brasil. “É estimulante observar o movimento da Couromoda. Com o câmbio favorável, as exportações também deverão se destacar”, acredita Fernandes.

Sobre a Couromoda 2016
Programada como o maior evento do continente para vitrine da indústria calçadista e de acessórios, a Couromoda 2016 ocorre em quatro dias com muitas novidades de mais de 2.000 coleções que incluem calçados, tênis, bolsas, artigos esportivos, artefatos de couro, acessórios de moda, equipamentos para lojas, componentes e tecnologia para calçados. Estes expositores representam 13 Estados brasileiros (90% da produção nacional do setor). São projetadas 84.000 visitas profissionais e 25.000 visitantes únicos, desfiles com as principais novidades da temporada, seminários e a realização do 20º Seminário Brasileiro do Calçado. Cerca de 35% das vendas anuais do setor são iniciadas ou encaminhadas na Couromoda. Esse resultado é fruto da grande variedade de produtos que a feira apresenta com coleções diversificadas que vão do outono/inverno à meia estação, atendendo a necessidade de lojistas de todo o país e dos mais diferentes tipos de mercado, além de compradores internacionais de outros 64 países.

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