Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Consultores planejam atendimento recorde no Juntos para Competir

16/04/15

Da Redação

COMPARTILHE

Reunião de alinhamento reuniu cerca de 50 consultores do programa durante esta semana

Da Redação

Grupo participou de Dia de Campo na Capital (Foto: Divulgação / Farsul)

Porto Alegre – Um grupo de 50 técnicos, consultores, supervisores e gestores do Juntos Para Competir encerrou, na manhã desta quinta-feira (16), a primeira reunião de alinhamento da equipe estadual em 2015. A atividade final envolveu visitas a duas propriedades que fazem parte de um projeto de hortigranjeiros da Região Metropolitana de Porto Alegre. O programa é uma parceria entre Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-RS) e SEBRAE/RS.

A equipe está sendo preparada para um ano de recordes. Em 2015, o Juntos Para Competir atenderá 3 mil produtores rurais beneficiados em 160 grupos, com um investimento de R$ 12,3 milhões – 20% mais do que no ano anterior. Neste ano, estão previstos 26 projetos coletivos. Em 2014, o Juntos Para Competir levou conhecimento e tecnologia a 2,4 mil pessoas.

Hoje (16) a comitiva partiu às 8h da manhã para o bairro Lami, da Capital, onde está localizada a Cultura da Horta, propriedade que atua há menos de dois anos na produção de hortigranjeiros e recebeu apoio do Juntos Para Competir por meio de consultorias de gestão, entre outras atividades. Além de conhecer a história do local e sua posição no mercado, o grupo observou os sistemas de produção de hortaliças folhosas, bem como o cultivo protegido de tomate cereja. Outro ponto de destaque foi a apresentação da produção de plantas ornamentais, como cicas e palmeiras, de alto valor agregado e usadas para decoração por construtoras e empresas paisagistas.

A partir das 11h, o grupo se dirigiu à Granja Lia, tradicional imóvel rural de 1906 que está inserido no projeto Caminhos Rurais de Porto Alegre, como foco no turismo. Após introdução do histórico da propriedade e do trabalho ali desenvolvido, os participantes foram recepcionados com um almoço especial, um dos serviços usualmente oferecidos pelo estabelecimento.

De acordo com Antônio José Aguinaga, gestor do programa Juntos Para Competir e técnico do Senar-RS, o conhecimento adquirido poderá ser levado pela equipe a outras regiões do Estado.

Na quarta-feira (15), o grupo reuniu-se no auditório da Farsul, com presença do presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo do SEBRAE/RS, Carlos Sperotto, e do superintendente do Senar-RS, Gilmar Tietböhl. Além dos debates sobre a parte técnica e operacional do programa, a equipe participou de dinâmicas e ouviu palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Na ocasião, Sperotto ressaltou a importância de os consultores levarem tecnologia ao meio rural. “O aumento de produtividade na agropecuária, que vemos se repetir ano a ano, se dá pelo avanço da tecnologia, que sempre foi defendido pelo Sistema Farsul. O papel dos consultores é levar o conhecimento ao campo”, destacou. O presidente da Farsul já anunciou que outros segmentos da economia se organizam para ter programas semelhantes. Tietböhl lembrou o crescimento do Juntos Para Competir desde a sua criação, em 2001, e citou a importância do encontro. “O programa, em 2015, está dando os primeiros passos. Por isso, precisamos reunir todos os técnicos para definirmos uma linha geral de conduta”, explicou.

Juntos Para Competir

O programa Juntos para Competir – parceria entre Farsul, Senar-RS e SEBRAE/RS – atua formando grupo de produtores de um mesmo setor ou região e que possuam objetivos e metas comuns. A partir disso, é traçado um plano de ações com metas precisas e acompanhamento permanente de consultores, para desenvolver os modelos de gestão das propriedades e dar competitividade no mercado. O objetivo é incrementar as principais cadeias produtivas do Estado e a economia de diferentes regiões do Rio Grande do Sul, atingindo os segmentos de produção, indústria e varejo.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae