Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Congresso discute cooperativismo de crédito

17/08/12

Da Redação

COMPARTILHE

Programação começa no dia 21 deste mês em Nova Petrópolis

Brasília

Programação começa no próximo dia 21 (Crédito: Banco de Imagens)

Nova Petrópolis – Desde 1902, o cooperativismo de crédito contribui para apoiar os pequenos negócios e promover o desenvolvimento socioeconômico do País. Cento e dez anos depois, Nova Petrópolis, onde surgiu a Sicredi Pioneira RS, primeira instituição desse modelo, será a sede do 3º Fórum Nacional sobre Cooperativas de Crédito de Micro e Pequenos Empresários e Empreendedores. O Sebrae realiza o evento em parceria com a Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), no dia 21 de agosto, no Centro de Eventos da cidade, das 8h às 17h.

O Fórum integra a programação do 9º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), também em Nova Petrópolis, de 21 a 23 de agosto. Esse sistema, sem fins lucrativos, funciona por meio da cooperação de pessoas que buscam suprir necessidades de acesso a serviços financeiros.

Na abertura do Fórum, um dos destaques será a palestra O Desafio do Cooperativismo de Crédito na Conjuntura Atual, com o diretor-técnico do Sebrae, Carlos Alberto dos Santos. A apresentação vai abordar alternativas de crescimento do modelo por meio dos pequenos negócios. Ao longo do dia, os debates contarão com a presença de instituições como Banco Central, Bansicredi, Sicredi Pioneira e Sicoob Crediparnor.

O diretor-técnico do Sebrae também participa da abertura do Concred, no dia 21, às 19h. No dia 22, às 10h20, Carlos Alberto dos Santos fará palestra nesse Congresso sobre o tema A Sustentabilidade como Diferencial Competitivo para as Cooperativas de Micro e Pequenas Empresas.

“As cooperativas de crédito podem ter papel preponderante na oferta e acesso ao crédito pelos pequenos negócios, à medida que oferecem taxas e juros menores, menos burocracia e mais agilidade no atendimento”, diz Carlos Alberto. O principal desafio para aumentar suacapacidade competitiva e atingir os dois dígitos de participação no Sistema Financeiro Nacional (SFN), é ampliar a capilaridade do atendimento a sua clientela, a baixo custo, em lugares de pouca ou nenhuma presença de instituições financeiras convencionais, e massificar a oferta de serviços financeiros diferenciados, assinala o diretor do Sebrae.

O cooperativismo de crédito tem raízes na Europa, com força em países como França e Alemanha. Essas entidades ajudam a democratizar o acesso a financiamento para as comunidades e as micro e pequenas empresas. Assim, incentivam o desenvolvimento local e regional. O Sebrae trabalha em parceria com as cooperativas para facilitar o acesso dos pequenos negócios ao crédito e serviços financeiros.

O primeiro fórum aconteceu em 2006, em Brasília. O segundo foi em Foz do Iguaçu (PR), em 2010. Este ano, a programação tem como tema Empreendedorismo e Sustentabilidade. “O encontro vai discutir essas questões, sempre com enfoque no cooperativismo de crédito empresarial. Importante também que esse evento tenha lugar em Nova Petrópolis, capital nacional do cooperativismo de crédito”, afirma Paulo Alvim, gerente de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae. “Além disso, estamos no Ano Internacional do Cooperativismo, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, complementa.

Na visão do gerente, um dos grandes desafios para o cooperativismo de crédito, mais consolidado nas regiões Sul e Sudeste, é expandir esse modelo de empreendimento às demais localidades do país. “O cooperativismo de crédito empresarial facilita o acesso a serviços financeiros e incentiva o desenvolvimento regional à medida que concentra os recursos na região, com uma distribuição mais igualitária”, avalia.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Dezembro de 2017

Abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

SAIBA MAIS

 

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae