Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Fórum de pecuária de corte em Caxias do Sul

16/06/15

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa do programa Juntos para Competir ocorre no dia 17 de junho

Da Redação

Fórum de Pecuária é uma iniciativa do programa Juntos para Competir (Foto: Banco de Imagens)

Caxias do Sul – Aspectos alimentares e suas interrelações com fatores de clima e solo, característicos na região dos Campos de Cima da Serra, serão temas de evento técnico sobre pecuária de corte. O I Fórum de Pecuária de Corte nos Campos de Altitude – Estratégias Alimentares para uma Pecuária Eficiente, ocorre no dia 17 de junho, a partir das 9h30, no salão da Igreja de Santo Expedito, na comunidade Dall’Agno, distrito de Caxias do Sul. O evento é uma ação do programa Juntos para Competir (FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS), especialmente direcionada para a realidade produtiva da região.

Considerada importante para o segmento no Estado, a região ainda tem muitos pontos a serem trabalhados para estimular a produção. Conforme analisa a técnica da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Deise Mondadori, “a pecuária cresce muito por aqui, temos muitos confinamentos e negócios com animais vivos entre produtores especializados em cria-recria-engorda. Contudo, embora o mercado esteja passando por momentos favoráveis, com comercialização aquecida, a base técnica de produção tem muito para evoluir”, afirma.

Dois projetos atendem 200 produtores da pecuária de corte: Desenvolvimento da Bovinocultura de Corte nos Campos de Altitude do Rio Grande do Sul e o Sistemas Agrofamiliares da Serra Gaúcha (SAF). “Essas iniciativas de atendimento coletivo fazem diagnóstico individual de propriedade rural e uma sequência lógica de ações, durante três anos, para levar desenvolvimento a cada propriedade e, em última instância, à região como um todo. Eles recebem consultorias técnicas individuais (reprodução, nutrição, forragens, sanidade, genética e gestão), participam de dias de campo, viagens nacionais, missões nacionais, cursos, rodada de negócios, palestras técnicas, entre outros”, ressalta Deise.

Para o gestor do Juntos Para Competir, pelo SENAR-RS, Antônio Aguinaga, um aspecto importante e que configura o grande diferencial dos projetos é o trabalho com o manejo dos rebanhos e das pastagens de forma integrada, numa perspectiva ampla de sistema de produção. “Acreditamos muito no resultado que o manejo pode representar. Trabalhamos em uma escala de evolução, onde muitas vezes, práticas simples, com baixo custo, podem trazer ganhos significativos de produtividade. Logo que implantadas e consolidadas, passamos a propor tecnologias mais refinadas para aperfeiçoar os sistemas”, ressalta Aguinaga.

O Coordenador Estadual de Pecuária de Corte do SEBRAE/RS, Roberto Grecellé, reforça a importância estratégica do evento, explicando o grande desafio enfrentado pelos produtores rurais da região em função das baixas temperaturas e características de relevo. O fórum se encaixa no plano de ações para potencializar o conhecimento sobre nutrição para os produtores da região. “Nosso trabalho está focado em capacitar tecnicamente os produtores rurais em questões que são chave para o desempenho produtivo e econômico de cada propriedade, tais como nutrição, sanidade e genética. Dentre esses elementos, auxiliar o estabelecimento da pastagem de inverno, mantendo as espécies forrageiras durante esse período longo e alternativas de suplementação alimentar são de vital importância”, salienta. As iniciativas já realizadas têm contribuído para o aumento de 20% da taxa de desfrute (capacidade do rebanho em gerar excedente, ou seja, representa a produção em arrobas ou cabeças em um determinado espaço de tempo com relação ao rebanho inicial), além de estimular o trabalho de forma conjunta entre produtores e a melhoria de gestão das propriedades.

Apesar do desafio nos Campos de Cima da Serra ser o inverno, a região também apresenta particularidades positivas de clima e solo. “A terra tem muita qualidade e regularidade de chuvas na região, e isso influencia diretamente nos resultados de produção. Com as iniciativas do Juntos para Competir, podemos mapear e planejar o sistema forrageiro ao longo dos anos”, finaliza Grecellé.

Programação:

09h30 – Recepção dos produtores e café de boas-vindas.
10h – Abertura da programação técnica: Representantes JPC.
10h15 – Estratégias de mineralização para a pecuária de corte nos Campos de altitude, com o professor doutor Júlio Barcellos (Núcleo de Estudos de Produção de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva da UFRGS)
11h15 – Moderação do debate, com Jean Soares, consultor técnico do Programa Juntos para Competir.
12h30 – Almoço campeiro FARSUL
14h – Suplementação alimentar: uso de concentrados, feno e silagem, com o professor doutor Leonir Pascoal (Universidade Federal de Santa Maria – UFSM)
15h – Planejamento forrageiro para sistemas pecuários eficientes, com Lemar Rocha, consultor técnico do Programa Juntos para Competir
16h – Moderação do debate, com Marcelo Grazziotin, consultor setorial Juntos para Competir
16h45 – Encerramento

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Novembro de 2017

Empresas são desafiadas a propor soluções para a indústria

SAIBA MAIS

 

20 de Novembro de 2017

SEBRAE RS promove empreendedorismo jovem em Santana do Livramento

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios