Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Como sobreviver no ramo da alimentação

20/06/16

Da Redação

COMPARTILHE

SEBRAE/RS aponta caminhos para os empreendimentos de um dos setores que mais cresce no País, mas que também apresenta alta taxa de mortalidade

Da Redação

Serviços de alimentação e bebidas têm sido a opção preferida dos novos empreendedores do País (Foto: Banco de Imagens)

Porto Alegre – A gastronomia está em alta. E não só para os consumidores que estão atentos a uma boa comida, mas também entre os novos empresários. Não é por acaso que, apesar da crise, ou também por causa dela, restaurantes e outros serviços de alimentação e bebidas sejam a opção preferida dos negócios que estreiam no País. Segundo pesquisa realizada pela GEM Brasil, o segmento é responsável por 8,1% dos empreendedores iniciais, seguido por beleza, com 6,9%, e varejo de vestuário e acessórios, com 6,6%. Se por um lado a alimentação atrai novos negócios, por outro o setor é dono de uma alta taxa de mortalidade, em torno de 50% em dois anos.

Esses dados fazem parte do relatório de Alimentação Fora do Lar – Informações, Tendências e Oportunidades compilado pela Gerência Setorial de Indústria, Comércio e Serviços do SEBRAE/RS. “O objetivo do material é servir de apoio aos técnicos da entidade de todo Estado que dão suporte e atendimento aos empresários do setor”, informa o coordenador da carteira de projetos de alimentos e bebidas do SEBRAE/RS, Roger Klafke. No Rio Grande do Sul, são desenvolvidas atividades voltadas para essa área de atuação em oito regiões. “Ao todo, 700 empresas participam das atividades”, cita.

Acostumado a lidar com o segmento desde 2009, quando o projeto iniciou em Porto Alegre, Klafke ensina alguns caminhos para os empresários que trabalham com restaurantes, lanchonetes e outros empreendimentos do ramo. “São três pilares que devem ser desenvolvidos: gestão profissional, investimentos em segurança alimentar e divulgação do negócio”, enumera. Em tempos de crise, é preciso ainda tomar um cuidado especial com outro fator. “O controle de custos e de desperdícios é fundamental. Para isso, é necessário estar atento à melhoria e automatização dos processos e tentar uma boa negociação com fornecedores, mantendo a qualidade do produto final”, ensina.

Tendências

O SEBRAE/RS também aponta tendências para quem está querendo entrar no segmento ou melhorar suas atividades. De acordo com a pesquisa What’s Hot 2016, realizada pela National Restaurant Association, entre os destaques estão operações de alimentação com produção própria, como cervejas artesanais, linguiças e embutidos e sorvetes; uso de insumos com origem de pequenas hortas próprias e ofertas de menus com ingredientes naturais e uso de alimentos minimamente processados; além da opção por fornecedores locais.

A partir de visitas à NRA Show, a maior feira do mundo para o setor de restaurantes, que teve uma nova edição entre 19 e 25 de maio em Chicago, o coordenador cita outras tendências. “Estão em alta as operações direcionadas a públicos específicos, como veganos ou celíacos. Também percebemos o crescimento de negócios com posicionamento claro e com foco bem definido, por exemplo, uma lanchonete especializada em carne de porco ou uma loja de bolos”, comenta. A gastronomia em movimento, com food trucks e contêineres, continua em destaque. “Mas esses negócios, como todos os outros, não podem deixar de lado o cuidado com o planejamento, a gestão e os custos. Com maior concorrência, também é preciso estar atento aos diferenciais para se destacar no mercado”, conclui.

Para mais informações sobre os projetos de alimentação fora do lar promovidos pelo SEBRAE/RS, entre em contato pelo telefone 0800-570-0800.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação