Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Comércio eletrônico é alternativa para aumentar as vendas

08/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Embora a modalidade tenha crescido exponencialmente nos últimos 14 anos, especialistas reforçam a necessidade de planejamento e organização

Da Redação

Vivianne Vilela foi uma das palestrantes do Seminário de Comércio Eletrônico (Foto: Marcos Nagelstein / Agência Preview)

Erechim – O potencial e as peculiaridades do e-commerce foram abordados no Seminário de Comércio Eletrônico de  que ocorreu neste domingo, 8 de novembro, no Salão do Empreendedor, na Frinape, em Erechim. Segundo a diretora executiva do E-commerce Brasil, Vivianne Vilela, a modalidade cresceu 7.509% entre 2001 e 2015 enquanto o varejo físico se manteve estável. “Mas isso não quer dizer que esta forma de venda seja milagrosa. Ao contrário, exige muito planejamento, organização e trabalho. Para quem quer migrar para o comércio eletrônico, sugiro manter a mesma dedicação que possui com a loja física”.

Vivianne também trouxe alguns números do e-commerce em nível nacional: 25% das lojas on-line estão na região Sul do Brasil e 34% das compras virtuais são feitas por gaúchos. “Isso mostra o potencial que o Rio Grande do Sul tem para o comércio eletrônico, seja através de site, redes sociais e até mesmo whatsapp”, acrescentou.

Rodrigo Maruxo destacou a necessidade de buscar conhecimento (Foto: Marcos Nagelstein / Agência Preview)Outro palestrante do dia, Rodrigo Maruxo destacou a necessidade de buscar conhecimento antes de investir na modalidade. Conforme o especialista em marketing, logística e comércio eletrônico, não existe mais espaço para o amadorismo. “É uma empresa como outra qualquer e necessita de muito cuidado. Montar uma estratégia de marketing, por exemplo, é fundamental. Inclusive, uma das principais causas do fracasso dos empresários neste formado de venda é a falta de planejamento”, ressaltou.

O gerente de Produtos da Millennium Network, Samuel Gonsales, trouxe informações sobre logística e preço. “A formação de preço de uma venda eletrônica é diferente de uma loja física e tem toda a questão da logística que precisa ser muito bem planejada para não virar uma dor de cabeça para o empreendedor”.

E um aspecto todos os palestrantes do evento foram unânimes. O comércio eletrônico tem que ser visto com um complemento da loja física. “Há empresas que fecharam os pontos fixos e migram 100% para o comércio eletrônico e deram certo, assim como há negócios que nasceram apenas virtual e passaram a ter pontos físicos. Porém, o mais recomendável para quem quer entrar neste mundo é mesclar as duas formar de venda. O consumidor é multicanal. Ele gosta de ter a experiência de ver, tocar, vestir o produto, mas também aprecia a comodidade que a compra eletrônica traz”, afirma Vivianne Vilela.

Salão do Empreendedor

Toas as atrações do Salão do Empreendedor na Frinape são gratuitas e seguem até 15 de novembro:

  • Espaço Canvas
  • Atendimento SEBRAE
  • Espaços Conceito Virtuais (Loja, Estufa e Restaurante)
  • Arena Empreendedora – Inovação e Tecnologia e Educação Empreendedora
  • Soluções SEBRAE (Começar Bem, SEI – SEBRAE Empreendedor Individual, No Campo, Na Medida – fortalecendo sua empresa e SEBRAE Mais – programa para empresas avançadas)
  • Oportunidades de Negócio,
  • Oficinas, palestras e capacitações
  • Biblioteca Interativa SEBRAE.

O espaço do SEBRAE/RS na Frinape é resultado de uma parceria com o SEBRAE Nacional, Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim e MarketUp.

Confira as fotos do Salão do Empreendedor no nosso canal no Flickr

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação