Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Com que roupa eu vou?

10/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Palestra do personal stylist Iran Molina Marcon ocorreu no salão do Empreededor

Da Redação

O personal stylist Iran Molina Marcon  palestrou no Salão do Empreendedor (Foto: Marcos Nagelstein / Agência Preview)

Erechim – Quem nunca se perguntou: com que roupa eu vou? A imagem pessoal vem ganhando cada vez mais destaque, sendo considerada uma ferramenta importante para o posicionamento social e profissional das pessoas. No Salão do Empreendedor, nessa segunda-feira, 9 de novembro, o personal stylist Iran Molina Marcon respondeu a estas e muitas outras dúvidas que fazem parte, principalmente, do dia a dia das mulheres.

Segundo o professor dos cursos de moda do SENAC Canoas, uma boa dica para começar a desvendar esse mistério é responder as seguintes perguntas: onde é o evento? Com quem e que horário? Quem sou eu e o que vou fazer lá? “Além disso, é fundamental descobrir qual é o seu estilo. Hoje existem cinco estilos catalogados. São eles: clássico, esportivo, romântico, sexy e vanguarda. Porém, ressalta Marcon, uma pessoa dificilmente será classificada como dona de um estilo único. Haverá um predominante, com toques de um segundo.

E quando surge aquela dúvida de qual roupa usar, geralmente ela vem acompanhada de um convite que indica o traje, mas que não ajuda muito, certo? Durante a palestra, o personal stylist explicou cada um deles. O Esporte consiste em roupas informais e confortáveis, com tecidos de malha e algodão. O Passeio é ligeiramente mais arrumado, para jantares, aniversários, baladas. Neste caso usa-se tecidos como cetim, musseline, transparências, decotes, peças mais justas e bolsas menores. O Social/Passeio Completo não exige, necessariamente, vestidos longos ou curtos. Pode ser saia e blusa, calça e blusa, porém com brilho e feitos de tecidos mais elaborados. É o momento de usar as joias, fazer um cabelo mais estruturado. E, por último, o Black-Tie. Este sim exige vestido longo para mulheres e gravata borboleta e smoking para os homens. É exigido em festas como o Oscar, por exemplo.

De acordo com Iran Marcon, os formatos corporais também devem ser levados em consideração antes de se olhar para o que está na moda. Neste caso, o que funciona é o jogo das proporções. “Se soubermos utilizá-lo a nosso favor vamos, inclusive, comprar menos roupas”, disse. Para ele, a lógica é simples: o curto deve alongar, o longo deve esticar para os lados, o estreito pede volume e o avantajado precisa esconder-se. “O livro Chic, de Glória Kalil, é uma boa opção para quem quer aprofundar-se neste conceito. Recomendo”.

Outras dicas do personal stylist, Iran Molina Marcon.

Peças e cores que serão tendência no inverno e no próximo verão:

  • Peças em tom de rosa claro, tons pastel;
  • peças masculinizadas (calça jogger, por exemplo);
  • tecido de moletom em roupas mais sofisticadas;
  • preto e branco (listrado, xadrez, floral).

Peças obrigatórios em um guarda roupas:

  • Sapato bege/nude
  • Vestido básico preto
  • Camisa branca
  • Camisa ou jaqueta jeans
  • Blazer e calça preta

Salão do Empreendedor

Toas as atrações do Salão do Empreendedor na Frinape são gratuitas e seguem até 15 de novembro:

  • Espaço Canvas
  • Atendimento SEBRAE
  • Espaços Conceito Virtuais (Salão de Beleza, Estufa e Restaurante)
  • Arena Empreendedora – Inovação e Tecnologia e Educação Empreendedora
  • Soluções SEBRAE (Começar Bem, SEI – SEBRAE Empreendedor Individual, No Campo, Na Medida – fortalecendo sua empresa e SEBRAE Mais – programa para empresas avançadas)
  • Oportunidades de Negócio,
  • Oficinas, palestras e capacitações
  • Biblioteca Interativa SEBRAE.

O espaço do SEBRAE/RS na Frinape é resultado de uma parceria com o SEBRAE Nacional, Associação Brasileira de Franchising (ABF), Banco do Brasil, Sicredi, Pequenas Empresas Grandes Negócios (PEGN), Ecomídia, Senai, Senac, Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Erechim e MarketUp.

Confira as fotos do Salão do Empreendedor no nosso canal no Flickr

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae