Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Empresas gaúchas participam do Inspiramais

03/07/15

Da Redação

COMPARTILHE

Salão de Design e Inovação de Materiais ocorrrerá nos dias 8 e 9 de julho, em São Paulo

Da Redação

Inspiramais

São Paulo – Com apenas cinco anos de atividades, a marca industrial JP Componentes não pode mais ser considerada iniciante entre os estilistas e produtores de calçados e acessórios. Nesse pouco tempo, desenvolveu um estilo próprio, ganhou reconhecimento de qualidade e, agora, se posiciona como um dos mais interessantes cases entre os pequenos negócios que estão crescendo pelos atributos inovação e criatividade. Apoiada pelo SEBRAE/RS, juntamente com outras quatro empresas gaúchas, a marca estará em São Paulo, nos dias 8 e 9 de julho, como expositora no Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais, considerado o encontro de referência em desenvolvimento criativo de moda para fabricantes de calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis. O evento será no Centro de Convenções Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569, bairro Consolação.

A comitiva gaúcha no Inspiramais, que ocorre em paralelo à tradicional feira Francal – Feira Internacional da Moda em Calçados e Acessórios, que ocorre de 6 a 9 de julho –, faz parte do conjunto de ações que o SEBRAE/RS desenvolve na área da gerência setorial da indústria. De acordo com a diretora da JP Componentes, Morgana Spezzia, a presença no Inspiramais é uma oportunidade viabilizada pelo SEBRAE/RS devido ao comprometimento da instituição com o desenvolvimento das pequenas empresas. “Ao longo dos últimos tempos, ter participado de treinamentos, capacitações e consultorias foi um aprendizado que sustenta, hoje, como nossa indústria está crescendo e se firmando no mercado”, reconhece. Ela exemplifica que passou a ter os processos de corte com laser em peças de couro e o chamado hotfix (objetos termocolados) realizados internamente e não mais terceirizados, devido às melhorias no sistema de organização na fábrica.

A JP Componentes produz peças do tipo enfeites para as indústrias de calçados e bolsas, porém com o viés de criação manual. “Quase não fazemos uso de máquinas. Somos 28 pessoas na fábrica desenvolvendo algo praticamente artesanal, de altíssima qualidade. O objetivo principal no Inspiramais é seduzir e conquistar, por exemplo, os estilistas de calçados, que serão nossos clientes comprando novas coleções ou mesmo desenvolvendo peças junto conosco”, explica a empreendedora.

Para o técnico da Gerência Setorial da Indústria do SEBRAE/RS Paulo Bruscato, o grupo de cinco empresas que está sendo levado para o Inspiramais, cuja edição deste ano se destina a apresentar as coleções primavera-verão 2016, possui características comuns no que diz respeito ao posicionamento como fornecedoras da cadeia produtiva de calçados. “Por meio de diversas capacitações e consultorias, elas já conseguem ter estrutura e diferenciação capazes de sustentar suas competitividades e valorizar o produto de seus clientes”, destaca ele.

Além da JP Componentes, estarão em São Paulo as seguintes empresas: Dublauto Gaúcha (Ivoti); Comlasa (Novo Hamburgo); Enfeites e Cia. (Novo Hamburgo), e a R Mello (Estância Velha). O gestor de Projetos na regional do Vale dos Sinos, Caí e Paranhana do SEBRAE/RS, Maico Fabiano Fernandes, observa ainda que o grupo de empresas apoiadas para o Inspiramais participa do Projeto Desenvolver a Cadeia Produtiva dos Calçados, no grupo componentes. “Vale considerar que junto com a inovação e a criatividade, que são as bases do olhar diferenciado e de valor da indústria moderna, há nessas empresas um elevado nível tecnológico de investimentos. Não por acaso, algumas delas se destacam como pesquisadoras de tendências e inovadoras na área de materiais e aplicações”, cita.

Para se ter uma ideia do perfil de público no Inspiramais, seus organizadores priorizam a questão inovação de materiais e seus usos de forma criativa. O principal palestrante do Fórum de Inspirações, no dia 08 de julho, às 19h, será o estilista premiado Walter Rodrigues. Os profissionais de moda terão uma exclusiva e antecipada apresentação sobre tendências para o Inverno 2016 e um preview de Verão 2017. Rodrigues é também coordenador do núcleo de design da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal).

Mais informações podem ser obtidas no site do evento.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Agosto de 2017

Inovações para a indústria do leite e derivados serão apresentadas no Salão do Empreendedor

SAIBA MAIS

 

16 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove palestra online sobre como vender mais através do BNDES

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing

Sebrae RS Podcast 14/08/2017 14:30

Sebrae promove sessão de crédito e negócios em Uruguaiana