Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Ciclo de palestras alerta gestores municipais para desenvolvimento regional

24/10/12

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa integra as ações do Programa Territórios da Cidadania na zona Sul do Estado

Da Redação
Criado para estimular o ambiente de negócios em localidades deprimidas, o programa Territórios da Cidadania favorece o desenvolvimento de toda a região que recebe a iniciativa. Para que este crescimento efetivamente ocorra, no entanto, poder público, entidades e empreendedores devem estar preparados para aproveitar as oportunidades que surgem a partir das ações do programa. Pensando nisso, o Sebrae/RS, em parceria com a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), criou a palestra “Desenvolvimento Regional”, que será realizada nos municípios participantes do Territórios da Cidadania na região Sul do Estado. 
 
A técnica do Sebrae/RS responsável pelo programa na região, Jussara Cruz Argoud, explica que a ideia de criar a palestra surgiu a partir de conversas com prefeitos e entidades locais. “Sentimos a necessidade de levar informações para que os gestores públicos pensem em como se inserir no desenvolvimento que já está acontecendo na região”, explica. Nos encontros, serão apresentadas as indicações para a expansão das atividades econômicas já existentes e para a diversificação da economia com atividades agropecuárias, industriais e comerciais. O objetivo é apresentar os pontos fortes e fracos para que o município possa desenvolver a sua economia.  
 
O primeiro município a receber a iniciativa é Arroio Grande, que sedia a palestra nesta quarta-feira, dia 24, às 19h30min, no Centro de Cultura (Rua Dr. Monteiro 951). Em novembro, Pedro Osório e Cerrito (dia 08), Capão do Leão (dia 20), Morro Redondo (dia 21) e Canguçu (data a ser definida) sediam a palestra, sempre às 19h30min (confira abaixo os locais das palestras em cada um dos municípios).
 
Programa Territórios da Cidadania
Criado em 2008 pelo Governo Federal, o Programa Territórios da Cidadania busca promover o atendimento às atividades produtivas em localidades menos desenvolvidas. “O Sebrae, no seu papel de agente de desenvolvimento e na perspectiva de combater as desigualdades socioeconômicas, criou um programa estratégico para tornar a economia de localidades deprimidas mais pujante por meio dos pequenos negócios”, explica o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
 
Os 25 municípios que compõem o Territórios da Cidadania na região Sul do Rio Grande do Sul são: Aceguá, Amaral Ferrador, Arroio do Padre, Arroio Grande, Candiota, Canguçu, Capão do Leão, Cerrito, Chuí, Cristal, Herval, Hulha Negra, Jaguarão, Morro Redondo, Pedras Altas, Pedro Osório, Pelotas, Pinheiro Machado, Piratini, Rio Grande, Santana da Boa Vista, Santa Vitória do Palmar, São José do Norte, São Lourenço do Sul e Turuçu.
 
 
Agenda
 
– 24/10 em Arroio Grande
Centro de Cultura nº Rua Dr. Monteiro 951
 
– 08/11 em Pedro Osório/Cerrito
Sec. Municipal de Cultura- Rua Arroio Grande s/nº
 
– 20/11 em Capão do Leão
Câmara de Vereadores – Av. Narciso Silva 2245
 
– 21/11 em Morro Redondo
Câmara de Vereadores- Av. dos Pinhais 63
 
– Data a ser definida em Canguçu
Cine Teatro Municipal- Rua Praça Dr. Francisco Carlos 420
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

23 de Outubro de 2017

Oportunidades de negócios para empresas do setor de energia

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 23/10/2017 10:55

Evento em Lajeado apresenta vantagens da Junta Digital

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional