Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Consultoria Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

CeBIT apresenta uma vasta gama tecnológica

06/03/13

Da Redação

COMPARTILHE

Presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, acompanha grupo de MPEs gaúchas no evento e destaca as novidades em TI e comunicação

Da Redação

(Foto: Cebit/Divulgação)

Hannover – A cidade alemã de Hannover está recebendo todas as atenções da comunidade científica internacional, com a realização da Feira CeBIT, a maior da área de tecnologia da informação e comunicação. A edição de 2013 do evento está tratando de temas importantes como a economia digital e suas conexões com a indústria tradicional, além de mostrar o que as novas tecnologias trazem para os consumidores.

O presidente do SEBRAE/RS, Vitor Augusto Koch, que lidera a missão integrada por dez micro e pequenas empresas gaúchas a feira, ressalta que “a Cebit é um evento sem igual, apresentando inovações em sua forma e em sua estrutura”. Segundo ele, “a feira enfoca uma vasta gama tecnológica, relacionada às áreas de tecnologia da informação, telecomunicações, eletrônica, conteúdos, e tudo o que nasça a partir da articulação e interconexão entre esses campos”.

A presença do grupo gaúcho em Hannover faz parte das ações do projeto Promover a Internacionalização da Indústria de Tecnologia da Informação Sinos, Serra e Metropolitana, do SEBRAE/RS em parceria com a FIERGS. As dez MPEs gaúchas estão conhecendo as principais tendências do setor para os próximos anos, além de possíveis novos mercados e parcerias.

A programação em terras germânicas levou os empresários gaúchos a conhecerem a empresa Wincor Nixdorf, com sede na cidade de Paderborn, próxima a Hannover. Um das líderes europeias em soluções tecnológicas para bancos e para o varejo, a Wincor Nixdorf possui um orçamento anual de mais de 90 milhões de euros, destinados especificamente para a área de inovação

Outro local visitado foi o cluster de inovação InnoZent, que também fica em Paderborn. O cluster é uma rede com 64 membros entre empresas privadas, institutos de pesquisa e universidades, tendo gerenciado mais de 100 projetos de inovação nos últimos 5 anos. “Ficou muito claro para nós que o governo da Alemanha investe pesado nesta área, participando com recursos em 15 clusters como este espalhados pelo país”, destaca o presidente Vitor Augusto Koch.

O projeto Promover a Internacionalização da Indústria de Tecnologia da Informação Sinos, Serra e Metropolitana conta com 30 empresas participantes. O objetivo é abrir novos mercados fora do Brasil e fomentar parcerias de empresas brasileiras com de outros países. Dentre das principais ações do projeto estão estudos e prospecção de mercados, capacitações e consultorias de planejamento internacional e missões internacionais.

As empresas que participam da CeBIT são: Proelo Software (Porto Alegre), Defenda (São Leopoldo), SBPA (São Leopoldo), Diponto (Porto Alegre), Learn 4 Fun (São Leopoldo), Kbase It Solutions (Esteio), TCA (Taquara), Done It (Porto Alegre), Lexsis (Porto Alegre) e TDS Software (Caxias do Sul).

 

Batatas e tomates em combate
Uma das empresas apoiadas pelo SEBRAE/RS para participar da CeBIT 2013 é a Learn4Fun, de São Leopoldo. O diretor do empreendimento, Felipe Frosi, está em Hannover na busca de parceiros para viabilizar ao aplicativo de seu primeiro game para plataforma iOS (iPhone e iPad), o “Potato Wars”, ser conhecido internacionalmente.

Segundo ele, a meta é fazer com que o game tenha seis milhões de downloads em todo o mundo. O “Potato Wars”, mostra uma guerra entre batatas e tomates e foi totalmente desenvolvido pelos cinco funcionários da empresa instalada no Tecnosinos, em São Leopoldo. Felipe destaca que a jogabilidade do “Potato Wars” é simples e intuitiva.

Nada simples é o caminho para fazer o aplicativo chegar ao mercado. O custo estimado do projeto apresentado na CeBIT é de R$ 200 mil. Como o download será gratuito, o retorno financeiro virá do impulso do usuário que buscará avançar de fase mais rapidamente e passará a comprar equipamentos ou recrutar parceiros mediante o pagamento em moeda real.

 

Feira de Energia Renováveis
Uma boa notícia para o Rio Grande do Sul registrada na CeBIT foi o anúncio, por parte da direção da Deustche Messe (empresa responsável pelas principais feiras alemãs), de que Porto Alegre irá sediar, de 27 a 29 de novembro, a RENEX South América, Feira Internacional de Energias Renováveis. O evento ocorrerá no Centro de Eventos da FIERGS.

A RENEX ocorre anualmente em Hannover (dentro da feira industrial) e na Turquia. Em sua primeira edição no Brasil, a feira promete trazer as mais recentes tecnologias voltadas para a área de energias renováveis e discutir sobre o aumento do uso de energia eólica, solar e fotovoltaica. Além disso, promete mostrar aos visitantes uma gama de soluções para processamento e queima de biomassa, biogás e biocombustíveis.

Integrante do conselho da Deutsche Messe AG, Andreas Gruchow ressalta que a realização da RENEX em Porto Alegre, amplia as atividades da instituição no Brasil. Para ele, “o potencial de uso da energia renovável na América do Sul é imenso. Com a RENEX, ofereceremos à indústria uma plataforma para apresentar as últimas tecnologias e soluções”.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação