Loading SEBRAE
Loading SEBRAE

Notícias

Cartões de crédito somam vantagens para pequenos negócios

06/02/13

Da Redação

COMPARTILHE

Mais de 57% das micro e pequenas empresas ainda não aceitam esse tipo de pagamento

Da Redação

Vendas com cartão representam 61% do faturamento das empresas brasileiras (Foto: Banco de Imagens)

Brasília – Mais da metade dos pequenos negócios brasileiros não aceitam cartões de crédito. Diante da estimativa, com base em relatório do Banco Central, o Sebrae Nacional iniciou projeto para incentivar a adoção dessa forma de pagamento. Colaboradores da instiuição já foram capacitados para prestar informações aos empreendedores. Os pontos de atendimento do Sebrae em todo o país receberam três mil kits informativos para orientar empreendedores de todos os portes.

“Estamos prestes a receber grandes eventos internacionais e as micro e pequenas empresas precisam estar preparadas para facilitar as vendas aos turistas estrangeiros”, destaca o presidente do Sebrae, Luiz Barretto.

Estudo de uma grande bandeira internacional mostra que os gastos dos visitantes estrangeiros com cartões de crédito durante a Copa da África Sul em 2010, por exemplo, cresceram 82% durante o período do torneio. De acordo com pesquisa da Confederação dos Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, as vendas com cartão representam 61% do faturamento das empresas brasileiras.

Para disseminar a prática dos cartões entre os pequenos negócios, o Sebrae também capacitou Agentes Locais de Inovação, que visitam empresários em todo o país. O objetivo é orientar os colaborares a oferecer dicas personalizadas para cada setor e região do país. “Muitas vezes, o empresário não sabe diferenciar a bandeira da operadora de cartão, nem conhece os cartões que são mais fortes e acessíveis em determinados estados”, acrescenta Barretto. Para alguns segmentos, segundo estudos do Sebrae, a utilização das máquinas de cartões incrementa em até 70% as vendas.

No início de 2013, um simulador virtual estará disponível no site de Acesso a Mercados e Serviços Financeiros do Sebrae para mostrar o impacto desse meio eletrônico de pagamento na lucratividade das empresas. Trata-se de uma planilha que pode ser baixada no próprio computador do empresário, para que ele preencha com as informações referentes ao seu negócio.

O simulador permitirá, tanto ao empresário que ainda não aceita cartões, como àquele que já adota esse meio eletrônico de pagamento, a avaliação dos custos e comparação com o lucro da empresa. “Queremos mostrar que empresários de qualquer porte, até mesmo os Microempreendedores Individuais, podem incrementar a receita ao aceitar os cartões de débito e crédito”, conclui o presidente do Sebrae.

 

Vantagens do cartão:
• Os cartões atendem às necessidades do cliente, especialmente quanto a prazo e agilidade nas compras. Oferecem aos clientes alternativas de pagamento à vista (parcela única), débito em conta corrente ou parcelado.
• Máquinas sem fio podem ser levadas até os clientes para que efetuem os pagamentos. Muito úteis para serviços de entrega (pizzarias, farmácias, floriculturas etc.), taxistas, vendedores autônomos e outros.
• Ofertam uma gama maior de bandeiras de âmbito nacional ou regional, inclusive em uma só máquina.
• Oferecem a possibilidade venda on-line, via internet.
• Eliminam os riscos de inadimplência (comuns nos cheques), pois a instituição financeira garante o pagamento.
• Ampliam possibilidades de novos negócios, como recarga de celulares, vale-pedágio, gás eletrônico etc.
• São o principal meio de pagamento de turistas, principalmente estrangeiros; milhões deles visitarão o Brasil até 2016.

 

Mais informações:
Assessoria de Imprensa Sebrae
(61) 2107-9300
(61) 2104-2770/2769/2766
(61) 3243-7851
imprensa@sebrae.com.br

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios