Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Carazinho é o primeiro município a oficializar a adesão à REDESIMPLES em 2016

23/02/16

Da Redação

COMPARTILHE

No ano passado, 41 cidades no Estado implantaram o sistema que desburocratiza a abertura de empresas

Da Redação

Carazinho – Um novo marco para o desenvolvimento econômico do município de Carazinho será alcançado nesta semana. É o lançamento da Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIMPLES). O evento será realizado nesta terça-feira, 23 de fevereiro, a partir das 19 horas, no escritório do Conselho Regional de Contabilidade, localizado na Av. Flores da Cunha 2455, conjunto 01, em Carazinho.

Em todo Estado, o SEBRAE e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (JUCERGS) são parceiros na implementação da REDESIMPLES nos municípios. O objetivo é simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas. Em Carazinho, o lançamento oficial contará com a presença do prefeito Renato Süss, da secretária municipal de Desenvolvimento e Mobilidade Urbana, Luciana Basso, do secretário Geral da Junta Comercial, José Tadeu Jacoby, da gerente da Regional Planalto do SEBRAE/RS, Diane Sensolo, e do técnico de políticas públicas do SEBRAE/RS, Patric Strapazzon.

O processo de adesão do município ao sistema começou no ano passado. “A implantação de fato ocorreu em dezembro e acompanhamos a realização de ajustes para tornar a solução mais eficaz e rápida para os empreendedores”, relata o técnico do SEBRAE/RS. Para aperfeiçoar o processo, a equipe de Carazinho também visitou o município de Erechim, um dos primeiros a adotar a REDESIMPLES no Estado.

Para a secretária Luciana Basso, a adesão é um importante passo para a cidade. “O sistema dá mais celeridade ao processo de abertura de novos empreendimentos, estimula os empreendedores e oportuniza crescimento”, observa. A expectativa é de que o lançamento oficial ajude a despertar o interesse dos empresários da região. Além do evento realizado nesta semana, no dia 12 de fevereiro, a REDESIMPLES foi apresentada aos contadores do município.

Agora, todo processo de abertura da empresa será iniciado eletronicamente a partir do site da Junta Comercial www.jucergs.rs.gov.br. Lá o empreendedor vai acessar o sistema da REDESIMPLES e fazer um pedido de viabilidade. “Vamos verificar o grau de risco, o zoneamento e a necessidade de liberação da vigilância sanitária, da área ambiental e dos bombeiros”, descreve a secretária de Carazinho. “Em 48 horas, o empresário vai saber sobre a viabilidade de seu negócio e, em até cinco dias, vai ter a liberação do alvará provisório, para os casos de baixo risco”, informa.
A REDESIMPLES

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.

Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae