Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Canela passa a integrar a REDESIM

13/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Município oficializou, nesta sexta-feira, 13 de novembro, a adesão ao sistema que agiliza e desburocratiza a abertura de empresas

Da Redação

Canela – Uma ferramenta para estimular o desenvolvimento econômico do município foi oficializada nesta sexta-feira, 13 de novembro. É a Rede Nacional para Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), que teve cerimônia de lançamento na Prefeitura Municipal (Rua Dona Carlinda, 455).

Em todo Estado, o SEBRAE/RS e a Junta Comercial do Rio Grande do Sul (Jucergs) são parceiros na implementação da REDESIM em municípios com o objetivo de simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas. A solenidade contou com a presença do prefeito Cléo Port, do presidente da Junta Comercial, Paulo Roberto Koschina, do gestor de políticas públicas do SEBRAE/RS no Vale do Taquari, Rio Pardo e Serra Gaúcha, Alexandre Schmitt, e do diretor do Departamento Estadual de Apoio à Micro e Pequena Empresa, Carlos Alberto Hundertmarker.

Schmitt, do SEBRAE/RS, destacou os principais benefícios para o município. “Antes havia 41 etapas para a abertura de empresas. Agora, esse número foi reduzido para 24 e foi incluída a consulta de viabilidade locacional, que é benéfica por tornar o processo mais ágil”, comenta. Com a implantação da REDESIM, a resposta de viabilidade dos negócios sai em apenas 48 horas e a emissão do alvará em cinco dias para as atividades consideradas de baixo risco. “Isso é importante para um município que tem sua força no turismo, no comércio e nos serviços, o que facilita a abertura de empresas”, observa.

Todos os documentos deverão ser encaminhados para um único local, o escritório regional da Junta Comercial, localizado na Avenida Osvaldo Aranha, 450, sala 12, no centro da cidade. “Os contadores assimilaram muito bem as novidades e destacaram que já era o momento de a REDESIM ser adotada por Canela”, acrescenta o gestor do SEBRAE/RS. Após a implantação, o município pretende adotar mais um importante passo para estimular o desenvolvimento: a Sala do Empreendedor.

Cidades como Santa Rosa, Ijuí, Horizontina, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, São Marcos, Esteio, Garibaldi, Lajeado, Guaíba, São Leopoldo e Nova Santa Rita também estão integrados à REDESIM no Estado. O SEBRAE/RS e a Junta Comercial pretendem levar a solução integrada para 34 municípios até o final do ano.

A REDESIM

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi instituída pela Lei nº 11.598/2007 e atualmente está vinculada à Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE.

Benefícios para o município:
• Base de dados centralizada e compartilhada;
• Incremento dos impostos municipais, através do aumento de formalização de empresas;
• Redução do custo operacional das partes envolvidas;
• Maior desenvolvimento do município.

Benefícios para o usuário:
• Entrada única de dados cadastrais e documentos;
• Redução do tempo para registro e legalização de empresas;
• Extinção da duplicidade de exigências;
• Redução da burocracia através da modernização da gestão municipal;
• Durante o processo de legalização de empresas, a informação é que circulará e não mais o cidadão.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae