Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Camaquã recebe o Seminário de Desenvolvimento Regional nesta quinta

03/11/15

Da Redação

COMPARTILHE

Evento especial, no dia 5 de novembro, terá apresentação do Diagnóstico Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) Centro Sul

Da Redação

Derly Fialho, diretor-superintendente do SEBRAE/RS, será um dos painelistas do evento (Foto: Mathias Cramer / Arquivo)

Camaquã – Os municípios que compõem a região Centro Sul do Rio Grande do Sul vão ganhar uma ferramenta analítica que pode ser um diferencial no planejamento para o futuro. Trata-se do Diagnóstico Desenvolvimento Econômico Territorial (DET) Centro Sul, elaborado por uma equipe de trabalho especializada do SEBRAE/RS. Para isso, haverá um evento especial, gratuito, o Seminário de Desenvolvimento Regional, uma realização conjunta da Associação dos Municípios da Costa Doce, Corede Centro-Sul, SEBRAE/RS, prefeitura de Camaquã, Sindicato Rural, Sindilojas e ACIC do Município. A agenda será no dia 5 de novembro, a partir das 13h30, no Sindicato Rural de Camaquã (Rua Doutor João Ferreira, 850). É preciso fazer inscrições por meio do telefone (51) 3671-3967.

A entrega do Diagnóstico DET aos representantes dos municípios, prefeitos ou secretários de desenvolvimento, será feita pelo diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho. Ele participará do painel sobre Desenvolvimento e Liderança, ao lado da prefeita de Cristal e presidente da Associação dos Municípios da Costa Doce, Fábia Richter, e do vice-presidente do Corede Centro Sul, Álvaro Werlang. Antes, às 12h, Fialho realiza palestra durante reunião almoço da Associação Comercial e Industrial de Camaquã (ACIC). O tema é desenvolvimento e Empreendedorismo.

Segundo o gestor de projetos na gerência da Regional Sul do SEBRAE/RS, Fabrício Burkert, o viés econômico pelo qual foi elaborado o trabalho a ser apresentado justifica que o documento seja considerado como estratégico nas gestões municipais da abrangência do estudo. “Analiticamente, o Diagnóstico DET é uma fonte de informação muito valiosa. Identifica potencialidades e demonstra aos empreendedores locais, por exemplo, onde buscar oportunidades para investimentos”, resume Burkert.

O território chamado de Centro Sul é constituído pelos seguintes municípios: Amaral Ferrador, Arambaré, Barra do Ribeiro, Camaquã, Cerro Grande do Sul, Chuvisca, Cristal, Dom Feliciano, Mariana Pimentel, Sentinela do Sul, Sertão Santana e Tapes.

Pelo levantamento dos responsáveis pelo Diagnóstico, fica demonstrado no conteúdo que esta é uma região que apresenta um promissor ambiente empresarial. A partir disso, podem ser desenvolvidas ações de Desenvolvimento Econômico (DET), com as quais os pequenos negócios passarão a ter acesso facilitado e melhoria, como qualificação de gestão, acesso a mercado, orientações técnicas empresariais, capacitações, consultorias e assessorias. Pelo Censo do IBGE de 2014, esta região possui, aproximadamente, 161.423 habitantes, que representa 1,5% da população total do Rio Grande do Sul.

Entre os indicadores avaliados no trabalho (mostrados os dados por município e por região), estão, por exemplo, um conjunto de valores sobre o Valor Adicionado Fiscal e a Importância das Micro e Pequenas Empresas. Nesse segundo item, há o levantamento do número de empregos gerados total e a contribuição das MPEs, da representatividade da massa salarial das MPEs sobre a massa salarial total das empresas, a situação da implementação da Lei Geral e do potencial de uso do poder de compras pelas MPEs, o número de Microempreendedores Individuais e a quantidade de pessoas beneficiadas pelo programa Bolsa Família.

Programação

Data: 5 de novembro de 2015
Local: Sindicato Rural de Camaquã – Rua Doutor João Ferreira, 850
Confirmações pelo telefone (51) 3671-3967, com Cristina.

  • 13h30 – Abertura
  • 14h – Apresentação do Diagnóstico DET Centro Sul – José Nahas
  • 14h30 – Painel Desenvolvimento e Liderança
    Derly Fialho, diretor-superintendente do SEBRAE/RS
    Fábia Richter, prefeita de Cristal e presidente da Associação dos Municípios da Costa Doce
    Álvaro Werlang, vice-presidente Corede Centro Sul
  • 15h45Coffee Break
  • 16h – Palestra A Importância do Desenvolvimento Territorial no Contexto de Crise – Tânia Zapata
  • 18h – Encerramento
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae