Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Camaquã finaliza primeira edição do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos

22/11/16

Da Redação

COMPARTILHE

As atividades foram desenvolvidas para mais de 500 alunos em sete escolas do município

Da Redação

Jovens estudantes receberam lições de empreendedorismo (Foto: Banco de Imagens)

Camaquã – No dia 23 de novembro, sete escolas do município de Camaquã finalizarão o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado pela primeira vez na cidade. O objetivo da ação é desenvolver a cultura do empreendedorismo desde a infância. Como etapa final, os professores irão apresentar os projetos em uma mostra no Auditório da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (Rua João de Oliveira, 55), a partir das 14h. A iniciativa é do SEBRAE/RS em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço e Secretaria de Educação.

A implantação do projeto iniciou no primeiro semestre de 2016, com a capacitação dos professores que foram responsáveis por inserir a metodologia dentro das salas de aula. Ao todo foram mais de 500 alunos atingidos em sete escolas. De acordo com o gestor de Políticas Públicas da Regional Sul do SEBRAE/RS, Fabricio Sanches Burkert, “o evento que finaliza o projeto vai apresentar os trabalhos criados durante as atividades, e também sensibilizar professores para novas turmas em 2017”, disse.

A proposta pedagógica trabalhou com atividades lúdicas nos seguintes temas: 1º ano – o mundo das ervas aromáticas; 2º ano – temperos naturais; 3º ano – oficina de brinquedos ecológicos; 4º ano – locadora de produtos; 5º ano – sabores e cores; 6º ano – ecopapelaria; 7º ano – artesanato sustentável; 8º ano – empreendedorismo social; e 9º ano – novas ideias, grandes negócios.

A secretária de Educação do município, Jussara Jaques, ressalta a importância de criar uma educação empreendedora desde cedo, especialmente em uma localidade em que muitas instituições de ensino estão localizadas no meio rural. “Ações como essa auxiliam o jovem a permanecer na terra. Muitos saem para estudar e não retornam. É importante criar iniciativas para trabalhar com algo que eles vão herdar”, disse. Para a secretária, cada vez mais o empreendedorismo deve ser estimulado. “Temos que criar pessoas empreendedoras para que não dependam apenas do poder público, e também, futuramente, gerar novos empregos”, destaca.

Além da mostra de trabalhos, o prefeito João Carlos Fagundes Machado entregará os certificados de participação, e a coordenadora do Projeto Estadual de Educação Empreendedora do SEBRAE/RS, Lubianca da Motta, ministrará a palestra “Empreender na educação: caminhos possíveis”.

Escolas e professores participantes:

  • Escola Mahatma Gandhi – Tônia Mara Barbosa Borges
  • Escola Mario Centeno Crespo – Tatiane Bierhals Holz
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa – Gabriellen Rodrigues
  • Escola Municipal Ensino Fundamental Boaventura Cardoso da Silva – Fernanda Raphaelli de Medeiros
  • Escola Municipal Ensino Fundamental Osvaldo Aranha – Rosana Aguiar da Silva
  • Escola Municipal Ensino Fundamental Otto Laufer – Carmen Szortyka Meirelles
  • Escola Municipal Ensino Fundamental Vicente Garcia – Vanessa da Rocha Reis

Sobre o JEPP
O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi desenvolvido no SEBRAE/SP em 2001 e, no ano seguinte, aplicado em mais de 11 Estados. A proposta do curso está conectada com a missão da entidade que é “promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo”.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação