Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Camaquã finaliza primeira edição do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos

22/11/16

Da Redação

COMPARTILHE

As atividades foram desenvolvidas para mais de 500 alunos em sete escolas do município

Da Redação

Jovens estudantes receberam lições de empreendedorismo (Foto: Banco de Imagens)

Camaquã – No dia 23 de novembro, sete escolas do município de Camaquã finalizarão o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), realizado pela primeira vez na cidade. O objetivo da ação é desenvolver a cultura do empreendedorismo desde a infância. Como etapa final, os professores irão apresentar os projetos em uma mostra no Auditório da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (Rua João de Oliveira, 55), a partir das 14h. A iniciativa é do SEBRAE/RS em parceria com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço e Secretaria de Educação.

A implantação do projeto iniciou no primeiro semestre de 2016, com a capacitação dos professores que foram responsáveis por inserir a metodologia dentro das salas de aula. Ao todo foram mais de 500 alunos atingidos em sete escolas. De acordo com o gestor de Políticas Públicas da Regional Sul do SEBRAE/RS, Fabricio Sanches Burkert, “o evento que finaliza o projeto vai apresentar os trabalhos criados durante as atividades, e também sensibilizar professores para novas turmas em 2017”, disse.

A proposta pedagógica trabalhou com atividades lúdicas nos seguintes temas: 1º ano – o mundo das ervas aromáticas; 2º ano – temperos naturais; 3º ano – oficina de brinquedos ecológicos; 4º ano – locadora de produtos; 5º ano – sabores e cores; 6º ano – ecopapelaria; 7º ano – artesanato sustentável; 8º ano – empreendedorismo social; e 9º ano – novas ideias, grandes negócios.

A secretária de Educação do município, Jussara Jaques, ressalta a importância de criar uma educação empreendedora desde cedo, especialmente em uma localidade em que muitas instituições de ensino estão localizadas no meio rural. “Ações como essa auxiliam o jovem a permanecer na terra. Muitos saem para estudar e não retornam. É importante criar iniciativas para trabalhar com algo que eles vão herdar”, disse. Para a secretária, cada vez mais o empreendedorismo deve ser estimulado. “Temos que criar pessoas empreendedoras para que não dependam apenas do poder público, e também, futuramente, gerar novos empregos”, destaca.

Além da mostra de trabalhos, o prefeito João Carlos Fagundes Machado entregará os certificados de participação, e a coordenadora do Projeto Estadual de Educação Empreendedora do SEBRAE/RS, Lubianca da Motta, ministrará a palestra “Empreender na educação: caminhos possíveis”.

Escolas e professores participantes:

  • Escola Mahatma Gandhi – Tônia Mara Barbosa Borges
  • Escola Mario Centeno Crespo – Tatiane Bierhals Holz
  • Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa – Gabriellen Rodrigues
  • Escola Municipal Ensino Fundamental Boaventura Cardoso da Silva – Fernanda Raphaelli de Medeiros
  • Escola Municipal Ensino Fundamental Osvaldo Aranha – Rosana Aguiar da Silva
  • Escola Municipal Ensino Fundamental Otto Laufer – Carmen Szortyka Meirelles
  • Escola Municipal Ensino Fundamental Vicente Garcia – Vanessa da Rocha Reis

Sobre o JEPP
O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) foi desenvolvido no SEBRAE/SP em 2001 e, no ano seguinte, aplicado em mais de 11 Estados. A proposta do curso está conectada com a missão da entidade que é “promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo”.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Dezembro de 2017

Abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

SAIBA MAIS

 

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae