Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Credito mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Butiá favorece os pequenos negócios

16/10/12

Da Redação

COMPARTILHE

Com o apoio do Sebrae/RS, o município implementa a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas

Da Redação
Porto Alegre – A Região Metropolitana é, mais uma vez, beneficiada com a ajuda do Sebrae/RS. Butiá entra na lista dos municípios que não só aprovaram, como também retiraram a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do papel. A atitude assegura diversos benefícios para quem pretende ou já está inserido no mundo dos pequenos negócios.
 
Os quatro capítulos que constam na legislação foram implementados pela prefeitura de Butiá: Agente de Desenvolvimento, Compras Governamentais, Empreendedor Individual (EI) e Desburocratização. Ou seja, agora os proprietários de MPEs podem participar de certames licitatórios mesmo apresentando redução fiscal; o alvará de funcionamento em residência pode ser concedido para pequenas empresas e EIs e, na aquisição de bens e serviços de natureza divisível, por parte da Administração Pública, a norma estabelece cota de até 25% do objeto para contratação de micro e pequenas empresas. Além disso, a prefeitura realiza o pagamento para as mesmas em até 30 dias corridos após a liquidação e também designou um Agente de Desenvolvimento capacitado e com plano de trabalho efetivo.
 
Segundo a técnica do Sebrae/RS Tangriane Forest Santos, a implementação é uma grande conquista para os envolvidos. “O nosso objetivo é facilitar, todos os dias, a vida dos pequenos negócios que, cada vez mais, movimentam a economia da região”, ressalta. A Lei Geral não é a única ação que Butiá executou em prol do empreendedorismo. O prefeito da cidade, Paulo Roberto Felix Machado, foi finalista do Prêmio Sebrae Prefeito Empreededor 2012 que é concedido para aqueles que tenham implantado projetos, com resultados mensuráveis, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento de MPEs.
 
Fortalecimento do cooperativismo e associativismo; modernização da gestão pública para o crescimento sustentável; inserção do empreendedorismo na grade curricular escolar; formalização na produção, distribuição e consumo de bens e serviços; acesso à inovação e tecnologia e a realização da legislação que busca favorecer os empreendimentos de pequeno porte foram algumas das medidas que levaram o prefeito para a reta final da premiação. “Quase 500 pequenas empresas do município já foram auxiliadas com as iniciativas. O engajamento do poder executivo de Butiá junto com as ações do Sebrae gera benefícios, renda e a ampliação dos negócios locais”, comemora o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/RS, Vitor Augusto Koch.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha