Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI consultoria Credito BOAS PRATICAS empretec

Loading SEBRAE

Bovinocultura de Leite

Leite sustentável

PISA auxilia produtores na bovinocultura de leite

12/01/17
Ana Carolina Cittolin

Ana Carolina Cittolin

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
A implantação do PISA permite uma produção mais sustentável e baseada na otimização do uso dos recursos naturais.

A bovinocultura do leite é uma das atividades mais beneficiadas pelo PISA (Programa de Produção Integrada em Sistemas Agropecuários) no Rio Grande do Sul. A metodologia, desenvolvida pelo Ministério da Agricultura, tem sido trabalhada junto a produtores pelo Programa Juntos para Competir, parceria entre FARSUL, SENAR-RS E SEBRAE RS. O resultado é uma produção mais rentável e sustentável, explorando o que cada propriedade rural tem de melhor. Baseada nos quatro pilares de sustentabilidade estabelecidos pela FAO (organização das nações unidas para alimentação e agricultura), sustentabilidade ambiental, resiliência econômica, boa governança e bem-estar social, o PISA transforma a vida das famílias produtoras de leite no RS.

“A pecuária de leite gaúcha tem copiado, técnicas vindas dos Estados Unidos e Europa, que é baseado na alimentação no cocho, enquanto estamos em uma área subtropical, onde é possível ter pasto verde e de qualidade o ano inteiro”, explica Marília Lopes, consultora técnica do Sebrae RS. Marília conta que no projeto PISA o produtor aprende a trabalhar as pastagens da mesma forma que trabalha as lavouras, sabendo quais são as épocas certas para plantio, de adubação e qual a altura de entrada e saída do pasto, o que reduz o custo da alimentação bovina e do trabalho diário.

109_cagro_bovinocultura-de-leite-experincias-de-pisa-na-bovinocultura_revisado-_840x415

Desde 2011, os projetos PISA já atenderam mais de 875 propriedades bovinoculturas produtoras de leite. O projeto tem entre quatro anos de duração, com alta intensidade de consultorias técnicas, além de outras ações baseadas nos pilares de sustentabilidade que guiam o projeto. O programa visa trabalhar de forma customizada cada propriedade, de acordo com as características, necessidades e objetivos do produtor.

Um exemplo do sucesso do Projeto está na propriedade de Irno Hendges, do município de Travesseiro. Antes no projeto PISA, o produtor possuía 12 vacas em lactação que produziam 120 litros de leite por dia. Ao final do projeto sua produção passou para uma média de 500 litros ao dia, com 26 vacas em lactação.

“Eu posso dizer que, dos 20 produtores que participaram [do projeto na cidade], o mais satisfeito sou eu. O projeto ultrapassou os limites do que eu achava que seria. Eu brinco falando que antes eu controlava a vaca, e agora eu aprendi a manejar o pasto”, comemora o produtor.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Bovinocultura de Leite

Agronegócios

Lavoura é a base da atividade leiteira

Notícias

21 de Agosto de 2017

As pessoas de uma empresa são parte fundamental dos negócios

SAIBA MAIS

 

21 de Agosto de 2017

Estande coletivo apresenta novidades de empreendedores gaúchos na Expoagas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer