Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Bem-estar animal é fundamental para a qualidade da carne

Conscientização de produtores rurais quanto à dor e ao manejo são cada vez mais importantes no setor agropecuário

29/08/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – O conceito de bem-estar animal surgiu ao final da 2ª Guerra Mundial e foi evoluindo ao longo dos anos. Técnicas de manejo e cuidados quanto à dor afetam diretamente a qualidade do produto final. Para abordar este tema, a pesquisadora do Núcleo de Estudos em Sistemas de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NesPro) da UFRGS, Maria Eugênia Canozzi e Estefânia Damboriarena, Analista da Embrapa Pecuária Sul, estiveram presentes na Arena do Conhecimento do Salão do Empreendedor, na 40ª Expointer.

Estresse, brigas, hematomas, desidratação e jejum prolongado podem ocasionar perda de peso vivo e da carcaça (Foto: Giovani Vieira)

Um bovino agitado pode demorar entre 20 a 30 minutos para se acalmar. Entender as necessidades do animal facilita o produtor na hora do manejo. As pesquisas em bem-estar animal vêm trazendo novas informações quanto aos cuidados que os produtores devem ter: A segurança, o comportamento e questões fisiológicas são os pilares que afetam diretamente os bovinos de corte. “Nada adianta ter material humano qualificado se não tivermos instalações boas e bem desenhadas. É importante eliminar as distrações que influenciam no manejo e estressam os animais” – explica a pesquisadora. Entrada do brete muito escura, pisos molhados, equipamentos à frente, são alguns exemplos que podem atrapalhar.

Outro ponto importante e que produtores demoraram muito para atentar-se é a dor animal. A castração e outros procedimentos devem ser feitos com técnicas que minimizem ao máximo o sofrimento. “O manejo do transporte para o abate é uma das partes mais importantes na cadeia. Existem muitas coisas que podem afetar o animal e consequentemente a qualidade da carne. Estresse, brigas, hematomas, desidratação e jejum prolongado podem ocasionar perde de peso vivo e da carcaça” – explicou Maria Eugênia.

A Embrapa Pecuária Sul vem trabalhando na qualificação e disseminação da informação com os produtores rurais, é o caso do programa Boas Práticas Agropecuárias. “Em parceria com o SENAR, promovemos diversos cursos de capacitação para os produtores realizarem boas práticas durante todo processo de produção” – conta a analista da Embrapa. O programa não busca apenas a qualidade do produto, mas também ensinar técnicas que preservem o meio ambiente. “Precisamos mostrar ao produtor as exigências do mercado quanto à qualidade do produto e práticas adequadas. Em um momento final este produtor pode até acabar conseguindo alguma certificação referente à qualidade do seu trabalho” – finaliza Estefanía.

Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Dezembro de 2017

Abertas as inscrições para a 10ª Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

SAIBA MAIS

 

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae