Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Bem-estar animal é fundamental para a qualidade da carne

Conscientização de produtores rurais quanto à dor e ao manejo são cada vez mais importantes no setor agropecuário

29/08/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – O conceito de bem-estar animal surgiu ao final da 2ª Guerra Mundial e foi evoluindo ao longo dos anos. Técnicas de manejo e cuidados quanto à dor afetam diretamente a qualidade do produto final. Para abordar este tema, a pesquisadora do Núcleo de Estudos em Sistemas de Bovinos de Corte e Cadeia Produtiva (NesPro) da UFRGS, Maria Eugênia Canozzi e Estefânia Damboriarena, Analista da Embrapa Pecuária Sul, estiveram presentes na Arena do Conhecimento do Salão do Empreendedor, na 40ª Expointer.

Estresse, brigas, hematomas, desidratação e jejum prolongado podem ocasionar perda de peso vivo e da carcaça (Foto: Giovani Vieira)

Um bovino agitado pode demorar entre 20 a 30 minutos para se acalmar. Entender as necessidades do animal facilita o produtor na hora do manejo. As pesquisas em bem-estar animal vêm trazendo novas informações quanto aos cuidados que os produtores devem ter: A segurança, o comportamento e questões fisiológicas são os pilares que afetam diretamente os bovinos de corte. “Nada adianta ter material humano qualificado se não tivermos instalações boas e bem desenhadas. É importante eliminar as distrações que influenciam no manejo e estressam os animais” – explica a pesquisadora. Entrada do brete muito escura, pisos molhados, equipamentos à frente, são alguns exemplos que podem atrapalhar.

Outro ponto importante e que produtores demoraram muito para atentar-se é a dor animal. A castração e outros procedimentos devem ser feitos com técnicas que minimizem ao máximo o sofrimento. “O manejo do transporte para o abate é uma das partes mais importantes na cadeia. Existem muitas coisas que podem afetar o animal e consequentemente a qualidade da carne. Estresse, brigas, hematomas, desidratação e jejum prolongado podem ocasionar perde de peso vivo e da carcaça” – explicou Maria Eugênia.

A Embrapa Pecuária Sul vem trabalhando na qualificação e disseminação da informação com os produtores rurais, é o caso do programa Boas Práticas Agropecuárias. “Em parceria com o SENAR, promovemos diversos cursos de capacitação para os produtores realizarem boas práticas durante todo processo de produção” – conta a analista da Embrapa. O programa não busca apenas a qualidade do produto, mas também ensinar técnicas que preservem o meio ambiente. “Precisamos mostrar ao produtor as exigências do mercado quanto à qualidade do produto e práticas adequadas. Em um momento final este produtor pode até acabar conseguindo alguma certificação referente à qualidade do seu trabalho” – finaliza Estefanía.

Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação