Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito mei consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Auditores do TCE são capacitados

10/09/15

Da Redação

COMPARTILHE

Cerca de 200 servidores acompanharam o evento, realizado na sede do Tribunal de Contas

Da Redação

Maurício Zanin ministrou a capacitação em Porto Alegre (Foto: SEBRAE/RS)

Porto Alegre – As recentes atualizações na legislação que promove o desenvolvimento dos pequenos negócios a partir das relações de compras dos poderes públicos foi o foco da capacitação para os auditores do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), realizada nesta quinta-feira, 10 de setembro, em Porto Alegre.

Cerca de 40 servidores participaram do evento e outros 160 acompanharam a palestra do administrador Maurício Zanin por videoconferência, transmitida para outras nove sedes regionais do TCE-RS. O vídeo com a capacitação ficará disponível no acervo do TCE/RS para acesso do público em geral e também subsidiará a gestão pública na correta aplicação da Lei Federal e na atuação do próprio SEBRAE/RS, nas ações de melhoria do ambiente da Gerência de Políticas Públicas.

Com a capacitação, os auditores poderão contribuir para qualificar as relações entre prefeituras e gestores de micro e pequenas empresas. Na palestra, foram detalhadas as mudanças da Lei Complementar 123/2006, a partir da aprovação da LC 147/2014, da Lei 8.666/1993, da Lei 10.520/2002 e outras legislações correlatas, e destacadas as novas obrigações do comprador público.

Para o vice-diretor da Escola Superior de Gestão e Controle Francisco Juruena, no TCE-RS, Elson Schemes, a capacitação é muito importante para a entidade. “Ela vem de uma entidade parceira, focada nas pequenas empresas e vai melhorar o conhecimento dos nossos técnicos. Esse é um produto pronto para ser usados por nossos técnicos nas auditorias de campo, uma das áreas de atuação do Tribunal”, disse.

O instrutor da capacitação, Maurício Zanin, pós-graduando em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), disse que a maior preocupação dos auditores era com relação ao nivelamento técnico e sobre os procedimentos administrativos para a aplicação das leis. Ele destacou ainda que a parceria entre as duas instituições é um divisor de águas. “Temos tanto a pessoa que fiscaliza quanto a que estimula a política pública de incentivo à micro e pequena empresa”, disse.

“A oficina teve como propósito compartilhar informações e alinhar o entendimento na implementação dos avanços da legislação”, comentou a técnica da gerência de políticas públicas do SEBRAE/RS Márcia Ferran de Souza. Segundo Márcia, a parceria entre as duas instituições já promoveu seminários regionais de compras em todo o Estado, há dois anos. Em outubro, deverá ocorrer um novo seminário de compras para gestores públicos com o objetivo de explorar as alterações promovidas na Lei Geral.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha