Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CONSULTORIA Credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Atividades gastronômicas agitam o Salão do Empreendedor

Cozinha Pedagógica oferece gratuitamente oficinas e degustações de pratos feitos com os produtos dos sete segmentos explorados pelo Salão do Empreendedor

30/08/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – Em meio a todas as novidades do Salão do Empreendedor, a gastronomia vem movimentando o Pavilhão Internacional da 40ª Expointer com degustações, oficinas e demonstrações diárias de preparo de pratos tendo como ingredientes os produtos que compõem as sete cadeias produtivas apresentadas pelo Salão na feira: apicultura, olivicultura, ovinocultura, horticultura, pecuária de corte, leite e derivados e vitivinicultura.

As atividades são gratuitas com inscrição direto no Salão do Empreendedor (Foto: Giovani Veira)

Uma estrutura completa de cozinha está montada para receber o público diariamente. Na Cozinha Pedagógica são ministradas oficinas por docentes da Faculdade SENAC Porto Alegre, que ensinam aos visitantes o preparo de pratos variados nos turnos da manhã e tarde. O público pode visitar o local mesmo fora do horário das oficinas, visto que a cozinha pedagógica está em constante funcionamento e com a presença de profissionais que mostram o pré-preparo dos pratos.

Uma das atividades da Cozinha Pedagógica é a degustação de vinhos. O enólogo e sommelier da Santiago Cursos e Eventos, Vinícius Santiago, ensina ao público as melhores maneiras de consumir vinhos e conciliar os sabores: “Gostei porque incentiva o consumo do vinho. Eu, por exemplo, não gostava de Cabernet, mas provei aqui e gostei. Achei muito legal” – comentou Antonio Sergio de Souza, 60 anos, do Rio de Janeiro (sempre visita a feira). Outro atrativo que está chamando a atenção do público é a Degustação às Cegas. Durante todos os dias, às 18h, os participantes são convidados a adivinharem os pratos que são especialmente preparados com itens como mel, queijo, carnes de bovino e ovino, hortaliças e outros produtos representados no Salão do Empreendedor. Para isso, os participantes têm os olhos vendados e tentam descobrir, com o uso do paladar, quais são os alimentos e ingredientes utilizados pelo chef de cozinha.

Todas as atividades são gratuitas e com lotação máxima de 32 pessoas nas oficinas e 20 pessoas na Degustação às Cegas. A programação completa pode ser conferida no Salão do Empreendedor Digital.

Salão do Empreendedor
O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e apoio da Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação