Loading SEBRAE

Notícias

Atendimento on-line funciona. E muito!

17/02/16

Da Redação

COMPARTILHE

Capacitações oportunizadas pelo SEBRAE/RS resultam em inovação em gestão e ajudam pequena empresa a manter-se com sucesso no mercado. Imobiliária Jaeger é um exemplo de bom uso de ferramentas de internet

Da Redação

A Imobiliária Jaeger é a mais antiga empresa do ramo no Interior gaúcho (Foto: divulgação)

Santo Ângelo – A sedução da agilidade e da praticidade que a internet oferece arrebanhou negócios também no universo das micro e pequenas empresas. Do alto de seus 67 anos de experiência, a Imobiliária Jaeger, de Santo Ângelo, inovou processos de atendimento e, agora, colhe os frutos de uma dedicação diferenciada para o gerenciamento de redes sociais e conquista de clientes. Comandada desde 2013 pelo sócio proprietário, Rodrigo Jaeger Zucco, a pequena empresa conseguiu um feito até então inédito em sua própria história: apresentou, atendeu, negociou e concluiu a venda de um imóvel totalmente de forma on-line. Para tanto, pôs em prática alguns aprendizados acumulados em capacitações realizadas no SEBRAE/RS, em Ijuí, e na Unidade de Atendimento em Santo Ângelo.

O fechamento da primeira venda de um apartamento a partir das interações via Facebook e WhatsApp é só o começo de um futuro que a Imobiliária planeja. Segundo Zucco, ainda em 2016 um novo site terá ainda mais comprometimento em conquistar compradores e vendedores na cidade e até mesmo fora dela. “Compreendi por meio das consultorias do SEBRAE/RS que a gestão do negócio abrange, sim, elementos bem além daqueles princípios básicos de estrutura financeira, por exemplo”, diz. Para ele, a inserção de conhecimento de Tecnologia da Informação a um planejamento estratégico tende a gerar bons resultados. “Foi com a consultoria do chamado Design Thinking, oferecida por profissionais ligados ao SEBRAE, que experimentamos a ideia de fazer uma abordagem ativa aos possíveis clientes”, conta.

O apartamento vendido no modo on-line, ao invés de ter sido divulgado na página institucional da Jaeger e aguardar que interessados se manifestassem, foi comunicado no mural dos amigos de uma corretora da empresa. “Eram cerca de 1.500 pessoas. Naquela semana, muitas respostas foram positivas. Para estas, a nossa funcionária simplesmente não deu brecha para o esquecimento. Respondeu aos clientes sempre prontamente, enviou fotos, informações solicitadas, sempre rapidamente”, lembra o diretor. A partir disso, a individualização do atendimento, usando o aplicativo WhatsApp, foi decisiva. O comprador só apareceu na imobiliária para assinar a papelada e ainda agradeceu que tudo foi muito tranquilo. Foi um imóvel na planta”, confirma, destacando que se fosse pronto, a única diferença seria o agendamento de visitas se o cliente desejar.

Para o técnico da Unidade de Atendimento do SEBRAE/RS em Santo Ângelo, Grasiano Tolfo, o caso da Imobiliária Jaeger ilustra bem a variedade de oportunidades que existem quando os empreendedores se disponibilizam a investir parte do tempo em buscar diferenciais competitivos nos mercados onde atuam. “O SEBRAE/RS é como uma central de ferramentas e experiências em que os empreendedores encontram apoio e orientação”, argumenta ele. “O caso da Imobiliária Jaeger nos chama a atenção porque seu gestor é atuante em diversas modalidades de capacitações disponíveis. O empresário é o grande agente de mudança dentro do seu negócio. O que o SEBRAE faz é auxiliar esse processo com orientações e ferramentas de gestão, mas é a atitude do empresário que faz a diferença”, analisa.

Na região Noroeste, onde atua, Tolfo acredita que há muito espaço para negócios diversos. “As micro e pequenas empresas são poderosas no sentido de movimentar a economia, mesmo nessa época em que se fala muito de crise e cenário adverso”, comenta. Para mais informações sobre projetos e oportunidades no SEBRAE/RS, o telefone de contato é (55) 3313-3255.

E em sintonia, Rodrigo Jaeger Zucco, reconhece que não é possível embarcar no desânimo do contexto político e econômico. Em seus planos para o futuro, pretende expandir o raio de atuação da imobiliária para outras cidades gaúchas no Interior e nos Litorais do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. “Até 2020 queremos ter a nova abrangência, oferecendo compra, venda, locação e administração de imóveis. O fato de sermos a mais antiga empresa do ramo no Interior gaúcho nos ajuda com credibilidade, mas nos faz querer crescer e melhorar sempre”, conclui.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Junho de 2017

Seminário revela resultados da integração lavoura-pecuária na Região Noroeste

SAIBA MAIS

 

22 de Junho de 2017

Produtores da Serra visitam Hortitec em São Paulo

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/12/2016

Gestão: cursos gratuitos na internet ajudam empresários gaúchos

Sebrae RS Podcast 15/12/2016

Nova rota turística pretende aquecer economia na Serra