Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito Consultoria Boas Praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Notícias

Associação vai fortalecer turismo nos Aparados da Serra

23/06/15

Da Redação

COMPARTILHE

Iniciativa, que tem apoio do SEBRAE/RS, irá desenvolver ações cooperadas em Parques Nacionais, que abrangem municípios gaúchos e catarinenses

Da Redação

Ações buscam desenvolver o turismo na região de Cambará do Sul (Foto: Divulgação)

Cambará do Sul – Com apoio do SEBRAE/RS, está sendo criada uma associação que vai reunir empresários do setor de turismo e fomentar o segmento em municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A Associação para o Turismo Sustentável dos Aparados da Serra pretende contar com 30 empresários e será lançada oficialmente no dia 24 de junho, às 14h, no Centro de Eventos Araucária do Cambará Eco Hotel (Estrada do Faxinal, 1001 – Centro, Cambará do Sul).

A ideia de formar uma associação começou a tomar forma em 2010, conforme explica o técnico da Regional Serra Gaúcha do SEBRAE/RS, Emerson Bittencourt Monteiro. “Naquele ano, os empreendedores participaram de um projeto do SEBRAE Nacional, que tinha como objetivo estimular a cadeia produtiva do turismo no entorno dos Parques Nacionais”, conta. Foram realizadas capacitações em gestão, desenvolvimento de produtos turísticos e planejamento. “Eles criaram juntos material de apoio, participaram de eventos do setor e realizaram, de forma voluntária, melhorias nas instalações do Parque Nacional de Aparados da Serra. A associação será um aprimoramento disso”, relata o gestor.

Os empresários fazem parte de toda a cadeia produtiva do turismo, e estão localizados em Cambará do Sul, no Rio Grande do Sul, e nos municípios catarinenses de Praia Grande e Jacinto Machado. São hotéis, pousadas, restaurantes, agências de turismo receptivo, guias locais e integrantes dos chamados atrativos organizados, como, por exemplo, propriedades rurais abertas para visitação. O evento será destinado, em um primeiro momento, aos integrantes da associação e, na sequência, para toda a comunidade interessada nas atividades do projeto.

Monteiro enfatiza o caráter de cooperação da atividade, reiterando a importância de fortalecer ainda mais o segmento na região. “A partir de ações conjuntas que aumentem a competitividade do destino e promovam melhorias no Parque Nacional, as micro e pequenas empresas da região terão a oportunidade de desenvolver os seus produtos turísticos e o segmento como um todo, impactando a economia local”, finaliza.
Foram parceiros do projeto, o Fomento ao Turismo nos Parque Nacionais, o Ministério do Turismo, o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio, o SEBRAE Nacional, a Associação Brasileira de Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e as prefeituras municipais de Cambará do Sul (RS), Mampituba (RS), Praia Grande (SC) e Jacinto Machado (SC).

Programação
Data: 24 de junho
Horário: A partir das 14h
Local: Centro de Eventos Araucária do Cambará Eco Hotel (Estrada do Faxinal, 1001 – Centro, Cambará do Sul)

  • 14h – Assembleia de Fundação da Associação
  • 16h – Apresentação da Entidade para a Comunidade
  • 17h – Coquetel
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Novembro de 2017

Marcio Fernandes fala para empreendedores em Porto Alegre

SAIBA MAIS

 

22 de Novembro de 2017

Micro e pequenas empresas gaúchas já podem baixar a nova versão do aplicativo do Simples Nacional

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/11/2017 15:42

SEBRAE promove rodada de negócios em Passo Fundo

Sebrae RS Podcast 17/11/2017 18:31

Sebrae promove seminário sobre gestão de pessoas nos negócios