Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei Credito mei Consultoria Boas Praticas

Loading SEBRAE

Notícias

Assessorias gratuitas são oferecidas durante a Mercopar

04/10/12

Da Redação

COMPARTILHE
Cada aula tem, no máximo, 10 participantes (Fotos: João Alves)
Caxias do Sul – A edição deste ano da Mercopar está possibilitando mais do que o fechamento de bons negócios. Algumas empresas estão utilizando os quatro dias do evento para receber assessoramento técnico para resolver problemas do cotidiano, e melhorar ainda mais sua produtividade. Micro e pequenas empresas estão participando das assessorias práticas gratuitas promovidas pelo Sebrae/RS. Nesta quarta-feira (03/10), o foco foi a legislação ambiental, no que diz respeito ao gerenciamento de resíduos sólidos.
 
Cada aula tem, no máximo, 10 participantes. Com isso, quem frequenta as orientações têm a oportunidade de esclarecer dúvidas de uma forma mais próxima de sua realidade. “Muitos seminários e eventos sobre o tema trabalham a legislação ambiental de uma forma geral. A questão é que as regras mudam de acordo com o setor, o que dificulta a situação do empresário”, explica Iliane Müller Otto, responsável por ministrar as aulas. 
 
A informalidade dos encontros faz com que os temas girem em torno de exemplos dos problemas enfrentados nas empresas. A assessoria tem o objetivo de encontrar soluções para essas necessidades. “Aqui os participantes podem relatar as suas dificuldades, e receber uma assessoria mais focada naquilo que está precisando”, completa.
 
Aprendizado
Participando das assessorias pelo segundo dia, a engenheira ambiental Vanessa Monteiro trouxe de Santa Catarina as suas dúvidas. As mudanças na legislação fizeram com que ela sentisse a necessidade de se atualizar durante a Mercopar. “Estou conseguindo tirar uma série de dúvidas que tinha sobre a destinação de resíduos. Isso nos ajudará a nos adequar às exigências”, explica. No primeiro dia da Mercopar, a assessoria foi direcionada a gestão de resíduos sólidos e efluentes industriais. Nesta quinta-feira (04) os temas serão sobre orientação e encaminhamento para o licenciamento ambiental, e iluminação eficiente na indústria. Já na sexta-feira, último dia do evento, serão abordados novamente a legislação ambiental para indústrias e ainda os fatos de desperdício de energia elétrica nas empresas. Mais informações no www.mercopar.com.br
 
A Mercopar, que acontece até a próxima sexta-feira (05), é realizada pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Rio Grande do Sul (Sebrae/RS) e pela Hannover Fairs Sulamerica, empresa do Grupo Deutsche Messe AG, no Centro de Feiras e Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.mercopar.com.br.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde

Sebrae RS Podcast 16/04/2018 16:45

Missão empresarial participa de feira industrial Alemanha