Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI CONSULTORIA Credito Boas Praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

As diferentes faces do vinho gaúcho

Em palestra no Salão do Empreendedor, enólogo apresenta as diferentes características dos vinhos produzidos no Rio Grande do Sul

27/08/17

Da Redação

COMPARTILHE

Esteio – A palavra terroir, de origem francesa, significa o conjunto de características especiais que a geografia, a geologia e o clima de um determinado lugar, interagindo com a genética da planta, expressam, em forma de sabor e aroma, em produtos agrícolas como o vinho. Vinícius Santiago, enólogo e sommelier da Santiago Cursos e Eventos, comandou a palestra “terroir Gaúcho”, na Arena do Conhecimento, uma das atrações do Salão do Empreendedor na 40ª Expointer 2017.

Vinícius Santiago é enólogo e sommelier da Santiago Cursos e Eventos (Foto: Giovani Vieira)

O Rio Grande do Sul é responsável pela produção de 80% do vinho brasileiro. Não é de hoje que o Estado tem um grande papel neste segmento, ainda assim os consumidores não sabem que existem diferenças nos vinhos aqui. “O Rio Grande do Sul tem diversas características que fazem do vinho gaúcho único. Fatores como solo, clima e umidade influenciam nisso. Cada vinho tem a sua personalidade. Até a diferença entre horas de dia e noite interfere no sabor e aroma do vinho ” – explicou Santiago.

Na Serra Gaúcha estão localizadas duas importantes regiões que já conseguiram seu selo de garantia de origem, o Vale dos Vinhedos e Pinto Bandeira. “Na região, o relevo influencia na colheita, que acaba sendo muito manual” – explicou Santiago. A região da Serra do Sudeste, indo de Encruzilhada do Sul até Piratini, é repleta de vinhedos, porém com poucos produtores. “Acredito que, em um futuro muito próximo, os melhores vinhos do País venham desta região” – disse o sommelier. Na Campanha gaúcha, o especialista destacou a uva Tannat, ícone do vizinho Uruguaio, que brinda com um vinho muito frutado e alegre. “Existem muitos pequenos produtores que o grande público não conhece. Eles fabricam em pouca quantidade, mas com muita qualidade. Até Porto Alegre tem vinícola hoje em dia” – finalizou.

Até o dia 03 de setembro, o público poderá conferir diversas palestras e oficinas gratuitas no Pavilhão Internacional da Expointer.

Salão do Empreendedor

O Salão do Empreendedor é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir, com parceria da Fecomércio/Senac-RS, SENAI-RS e Embrapa por meio das unidades Pecuária Sul, Uva e Vinho e Clima Temperado. Nesta edição da Expointer, considerada uma das principais feiras do setor agropecuário na América Latina, o Salão do Empreendedor tem sua programação orientada a partir dos sete segmentos selecionados por seu potencial de desenvolvimento no Rio Grande do Sul: Apicultura, Horticultura, Olivicultura, Ovinocultura, Pecuária de Corte, Leite e Vitivinicultura. Neste ano, todo conteúdo, atividades e atrações interativas proporcionados pelo Salão do Empreendedor estão relacionadas à ideia de mostrar as principais cadeias produtivas do Rio Grande do Sul com a perspectiva ‘do campo à mesa’. Dessa forma, o público conseguirá perceber a conexão do que é fornecido pelos produtores rurais, passando pelos meios de processamento até a oferta ao consumidor.

Com a inclusão da Fecomércio/Senac-RS, do Senai-RS e da Embrapa (apoio) ao grupo de entidades responsáveis pela organização do espaço e das atividades, o Salão torna-se mais completo. “A grande ideia é mostrar como se faz e o que está envolvido na produção de itens do dia a dia – detalhando cuidados, técnicas e tecnologia – e, claro, além disso, gerar oportunidades de negócios”, diz o presidente do Sistema Farsul e do Conselho Deliberativo Estadual do SEBRAE/RS, Carlos Rivaci Sperotto.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Setembro de 2017

Gaúchas que serão destaque no Cachaça Trade Fair 2017

SAIBA MAIS

 

18 de Setembro de 2017

Mercopar recebe inscrições para as Rodadas de Negócios até quarta-feira

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/09/2017 15:36

Cachaçarias gaúchas participam de feira em São Paulo

Sebrae RS Podcast 18/09/2017 11:22

Empreendedoras criam calcinha que dispensa uso de absorvente