Loading SEBRAE

Mais buscados: SEI CONSULTORIA Credito Boas Praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Apicultura e olivicultura são alternativas ao produtor rural gaúcho

31/08/16

Da Redação

COMPARTILHE

Informações para quem pretende investir nestas culturas podem ser encontradas no Salão do Empreendedor Rural, na Expointer 2016

Da Redação

O mel do Tio Gerson é comercializado em mais de 400 estabelecimentos no Estado (Foto:Fagner Almeida)

Esteio – Em nenhum outro lugar do Brasil se produz tanto mel quanto no Rio Grande do Sul. De acordo com a Emater, há cerca de 400 mil colmeias espalhadas pelo Estado, que geram quase 6 mil toneladas do néctar a cada safra, cerca de 15% da produção brasileira. Gerson Fensterseifer, que representa a terceira geração de apicultores da família, é um dos empreendedores que contribuem para esse desempenho gaúcho. Nesta quarta-feira, 31 de agosto, Fensterseifer compartilhou um pouco de sua história e experiência como produtor de mel na Expointer 2016. O empreendedor realizou a palestra ‘Negócio Apícula: atitude empreendedora’, no Salão do Empreendedor Rural, iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS, através do programa Juntos para Competir.

Natural de Arroio do Meio, o engenheiro agrônomo Gerson Fensterseifer possui mais de 2,7 mil colmeias, que produzem entre 70 e 80 toneladas de mel por safra, dependendo das condições climáticas. Segundo o empresário, cerca de 80% da produção é vendida para mais de 400 estabelecimentos da região dos Vales e da Grande Porto Alegre e os outros 20% são destinados a indústrias de alimentos e farmacêuticas. Como dica ao público que acompanhava sua palestra, Fensterseifer ressaltou a dedicação e o amor ao negócio, além de sua estratégia comercial. “Não conto com um grande cliente, do qual sou dependente. Nossa opção foi por pulverizar a venda do mel Tio Gerson”, relatou.

Outra palestra sobre o tema, que abordará a importância do associativismo apícola no RS ocorre no dia 3 de setembro, também no Salão do Empreendedor Rural. 

Cultura promissora
Ao contrário da produção de mel, uma cultura democrática presente em todas as regiões do Estado, a olivicultura tem chegado devagar ao Rio Grande do Sul. Porém, em pouco mais de uma década deixou de ser uma aposta para tornar-se uma das mais promissoras culturas do agronegócio gaúcho e, aos poucos, modifica a paisagem de algumas regiões do Estado. De Caçapava do Sul, onde foram feitos os primeiros plantios, os olivais se alastraram para mais de 50 municípios, alcançando cerca de 1,8 mil hectares em 160 propriedades, conforme Emater e SEAPI (Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação).

Outras palestras sobre tema ocorrem dias 1 e 2 de setembro, no Salão do Empreendedor Rural (Foto: Fagner Almeida)

O engenheiro agrônomo da Emater/RS, Tailor Garcia, também participou do Salão do Empreendedor Rural e trouxe alguns números do setor e características da produção. “O RS é líder no Brasil na produção do fruto e no processamento de azeite de oliva, com destaque para os municípios das regiões da Serra do Sudeste, Centro, Campanha e Fronteira Oeste”. Nos dias 1º e 2 de setembro, às 13h, ocorrem outras duas palestras sobre a olivicultura: Uma abordará aspectos técnicos da cultura e a outra noções sobre análise sensorial de azeite de oliva.

Estas e outras informações técnicas bem como oportunidades para o segmento da apicultura e olivicultura podem ser encontradas no Salão do Empreendedor Rural, na Expointer. Os visitantes têm acesso à dados que envolvem toda cadeia produtiva: escolha da área, preparo do solo e plantio, produção, industrialização, panorama do mercado/negócio e oportunidades.

Perfil da Olivicultura no Estado
160 produtores
55 municípios
1,8 mil hectares plantados
6 toneladas é a produtividade média por hectare

Revista Tendências e Oportunidades
O produtor rural interessado em saber mais sobre estas duas culturas pode acessá-las através da Revista Tendências e Oportunidades, uma publicação gratuita e lançada na Expointer. O material está à disposição no Salão do Empreendedor Rural e é uma iniciativa da FARSUL, do SENAR-RS e do SEBRAE/RS.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

19 de Setembro de 2017

Gaúchas que serão destaque no Cachaça Trade Fair 2017

SAIBA MAIS

 

18 de Setembro de 2017

Mercopar recebe inscrições para as Rodadas de Negócios até quarta-feira

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 19/09/2017 15:36

Cachaçarias gaúchas participam de feira em São Paulo

Sebrae RS Podcast 18/09/2017 11:22

Empreendedoras criam calcinha que dispensa uso de absorvente