Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito CONSULTORIA Boas Praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Ametista do Sul sedia Seminário de Fruticultura

Evento que marca o início da colheita 2017/2018 será co-realizado por FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE/RS, nesta quinta-feira, 30 de novembro

30/11/17

Da Redação

COMPARTILHE

Ametista do Sul – A viticultura desempenha um papel importante na economia gaúcha. Na região do Médio Alto Uruguai, condições climáticas favoráveis permitem aos produtores antecipar a colheira. Neste ano, a vindima, que marcará o início da safra 2017/2018, contará com uma programação técnica. O Seminário Regional da Fruticultura, proposto por FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE RS, através do programa Juntos para Competir, ocorre em Ametista do Sul nesta quinta-feira, 30 de novembro, no salão comunitário de Linha Alta, e contará com apresentação de histórias de sucesso e palestras com especialistas. 

Produção de uva gera renda para mais de 600 famílias de agricultores da região do Médio Alto Uruguai (Foto: Banco de Imagens)

Em municípios como Ametista do Sul, Alpestre, Planalto, Iraí e Frederico Westphalen, a produção de uva gera renda para mais de 600 famílias de agricultores, com o cultivo de, aproximadamente, mil hectares e a estimativa de produção de 15 mil toneladas por safra. As variedades compreendem os tipos de mesa e as uvas destinadas para a produção de suco e vinho.

Nesse contexto, conforme o técnico do SEBRAE RS na região Ronaldo Kloeckner a entidade realizou um projeto na região chamado Desenvolver a Fruticultura no Médio Alto Uruguai, por meio do Programa Juntos para Competir. As atividades iniciaram em janeiro de 2015 e finalizam em dezembro de 2017. “Adotamos o modelo de gestão compartilhado em Comitê Técnico Gestor (CTG), convidando todas as entidades locais e regionais que tenham relação com o fomento da fruticultura, como a Emater (regional e escritórios municipais), prefeituras municipais, sindicatos rurais e de trabalhadores, Coperametista, entre outros”, disse.

Durante os três anos de atividades, o projeto atuou em três pilares: melhoria dos processos produtivos, gestão da propriedade e mercado. “Além disso, atuamos também com um viés de liderança, estimulando e empoderando os proprietários. Inclusive, muitos jovens estão tomando a frente dos negócios”, comemora Kloeckner. O técnico ressalta, também, que “a iniciativa, com apoio de diversas entidades parceiras, transformou um evento local em uma ação regional, atraindo outros produtores, gerando visibilidade e resultados”, conta.

O seminário conta com debate de temas importantes. O engenheiro agrônomo da Emater RS-Ascar, Ênio Ângelo, fala sobre o tema nutrição de plantas frutíferas. A palestra sobre sanidade da fruticultura será proferida por Lucas Garrido, da Embrapa Uva e Vinho. O engenheiro agrônomo da PariPassu, Felipe Moraes, leva o tema rastreabilidade na fruticultura. Além das palestras, os produtores Irineu Oroski e Jussiê Ozekoski contarão suas histórias de sucesso como avançaram com o apoio das entidades e de projetos como esse de fruticultura.

A programação tem também os Espaços Técnicos e da Comercialização de Figo, Laranja e Uva. Às 14h30 será feito o deslocamento para a propriedade de José Ulisses Mezzaroba, também na Linha Alta, para a solenidade de abertura oficial da colheita da uva.

A realização da Abertura Oficial da Colheita da Uva no Médio Alto Uruguai é da Emater/RS-Ascar, Coperametista, Agência de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (ADMAU), programa Juntos para Competir e prefeitura de Ametista do Sul. O apoio é da Creluz, Sicredi Alto Uruguai RS/SC, Sindicato Rural de Frederico Westphalen, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais de Ametista do Sul e revista Novo Rural.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

16 de Fevereiro de 2018

Programa auxilia propriedades a organizar rotinas de trabalho

SAIBA MAIS

 

15 de Fevereiro de 2018

Ferramentas online para o agronegócio

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 16/02/2018 11:12

Conexão da Moda tem inscrições abertas para lojas do setor

Sebrae RS Podcast 15/02/2018 11:05

Projeto busca aproximação entre varejo e indústria de moda no RS