Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito Boas praticas EMpretec

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Mercado de alimentos

Quer apostar no mercado de alimentos premium? Saiba como se destacar

16/01/17
Roger Scherer Klafke

Roger Scherer Klafke

Gerência Setorial do Comércio e Serviços

COMPARTILHE
A busca por alimentos premium para contribuir com bons hábitos alimentares também é tendência.

O gosto por cozinhar, comer bem, descobrir novos sabores, aqueceu o mercado das bebidas e alimentos premium. Para se enquadrarem nesta categoria, eles devem possuir algum atributo que se destaque e seja valorizado aos olhos do consumidor. Confira abaixo algumas dicas:

Sensorialidade e prazer

Com o aumento da educação e da renda da população, o número de consumidores que adquirem produtos pelo prazer se expande. Procurar investir em produtos de culinária de regiões específicas é uma boa aposta para investir no mercado premium. Apostar em embalagens com design diferenciado também ajuda a aguçar a sensorialidade do comprador e pode ser um diferencial.

De acordo com o Brasil Food Trends 2020, participar de circuitos e polos gastronômicos para divulgar o produto são iniciativas que contribuem para a promoção da marca. Feiras e festas de gastronomia estão com a popularidade alta e são boas oportunidades para a divulgação daquela cerveja artesanal, ou de um caprichado hambúrguer feito com carnes nobres, por exemplo.

30_1213_gcomgind_alimentos_premiumvendas_840x415

Buscar nestes eventos oferecer um serviço de qualidade também auxilia no aumento das vendas. “O cliente de cervejarias muito grandes nunca sabe quem é o dono da marca ou o cervejeiro. No mercado de cervejas artesanais, o cliente pode conhecer a fábrica, e em muitas feiras gastronômicas o próprio dono está servindo a cerveja para o cliente. Fora o produto de qualidade, isso é uma como uma força de venda é um diferencial”, explica Rodrigo Ferraro, da cervejaria Irmãos Ferraro.

Saudabilidade e bem-estar

A busca por alimentos premium para contribuir com bons hábitos alimentares também é tendência. Alimentos focados em dietas específicas, como macarrão para celíacos, ou iogurtes sem lactose, possuem alta margem de lucro e são muito procuradas por pessoas alérgicas ou por aquelas que querem seguir algumas dietas. Existem lojas e mercados focados somente nesses tipos de produtos. Grandes redes de supermercado também estão investindo nessas linhas.

Qualidade, confiabilidade e ética

Buscar por selos que garantem a integridade e a garantia de origem do produto dão credibilidade à marca. Consumidores mais conscientes tendem a procurar por produtos com qualidade comprovada. Procure em seu nicho quais são as certificações possíveis para seu produto. As empresas certificadoras emitem o selo para a marca após uma auditoria para verificar como os processos da feitura do produto são executados.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

21 de Agosto de 2017

As pessoas de uma empresa são parte fundamental dos negócios

SAIBA MAIS

 

21 de Agosto de 2017

Estande coletivo apresenta novidades de empreendedores gaúchos na Expoagas

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 21/08/2017 10:05

Tour da Moda leva varejistas a visitas técnicas em São Paulo

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer