Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Premium em alta

Gastronomia além do básico: produtos que apostam em arte e prazer conquistam consumidores

17/01/18
Roger Scherer Klafke

Roger Scherer Klafke

Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Conhecer o mercado e entender as tendências de consumo são fundamentais para quem quer diversificar ou se lançar como empreendedor no setor dos produtos premium

O mercado de alimentos e bebidas premium possui uma variedade de produtos e serviços com alto valor agregado, ou seja, são itens com diferencial reconhecido pelo seu cliente. Para os consumidores, os principais atrativos do setor são prazer, saúde, bem-estar, conveniência e ética. É o que mostra uma pesquisa realizada em 2012 pela XTC World Consultoria.

Uma porta de entrada para este mercado pode ser a análise do cenário em que se pretende atuar. Especializada em chocolates e cervejas especiais, a loja Agridoce surgiu a partir da análise do mercado local: “Ela surgiu em 2015, em Santa Cruz do Sul (RS). Eu já era um entusiasta das cervejas especiais e tinha dificuldade em encontrar esses produtos na cidade”, conta Gelson Rohloff, sócio do estabelecimento. Para ele, saber o perfil do cliente é essencial para investir no ramo: “Estar bem informado sobre os produtos é fundamental na hora do atendimento”.

Assim como a Agridoce, a cervejaria Irmãos Ferraro surgiu como um hobby e, conforme os fundadores sentiram vontade de empreender, foram atrás da formalização da empresa para entrarem no mercado de cervejas artesanais. Rodrigo Ferraro destaca a importância de buscar parcerias, inclusive da concorrência, para se destacar. “A nossa história é bem parecida com as das cervejarias artesanais (da Região Metropolitana), que começam em casa como hobby e aos poucos vão abrindo suas fábricas. Como estamos crescendo juntos, a competição só existe por estarmos no mesmo ponto de venda, mas a parceria entre os produtores é mais forte”, salienta.

Foi durante a gestação da filha Laura que Susana Zaman idealizou o Nutrimãe, clube de assinaturas com foco na alimentação saudável para a família. Neste modelo, os assinantes conhecem novidades que atendem a necessidades nutricionais e de praticidade, enquanto as marcas têm um canal direto com sua base de clientes. O clube funciona como um intermediário que faz curadoria de produtos selecionados, com o aval de nutricionistas. Para Susana, o principal desafio de um empreendimento digital é quebrar a barreira do consumidor brasileiro com esse formato. Entretanto, ela garante que os benefícios são ainda maiores: “É um modelo de negócio muito flexível, que permite uma previsibilidade da receita e de despesas, que diminui gastos desnecessários”, declara.

Apostar no mercado local e valorizar a experiência do consumidor são tendências apontadas por Gabriel Drumond, sócio do Mercado Brasco. Restaurantes com a proposta de casual dining – intermediários entre o fast food e restaurantes mais elaborados – são boas apostas para tempos de crise. “As pessoas cortaram gastos maiores, mas ainda se ‘dão presentes’ em forma de comida, que é mais barato”, diz Drumond.

 

Quer saber Mais?

Acesse a Palestra Online – Experiência de consumo. Como oferecer a melhor

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Alimentos e Bebidas

Além do básico

O cliente não quer só comida!

Alimentos e Bebidas

Tendências 2018

Quais são os seus planos para 2018?

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 24/04/2018 14:54

Sebrae leva MPEs para maior feira médica da América Latina

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde