Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Gestão

Cinco dicas indispensáveis para aumentar o ticket médio de padarias, bares, lancherias e restaurantes

15/02/18
Roger Scherer Klafke

Roger Scherer Klafke

Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS

COMPARTILHE
A estratégia de focar no ticket médio pode aumentar a lucratividade apostando em vender mais para quem já consome no seu estabelecimento

A conta é bem simples: divida o volume de vendas do dia, semana ou mês pelo número de clientes do período. Esse valor é o ticket médio do seu estabelecimento. Para que ele se transforme em uma ferramenta útil para o seu negócio, é importante observar sua evolução ao longo do tempo. Conhecer dados do seu mercado de atuação ajuda a entender se sua performance está acima, abaixo ou dentro da média.

Existem estratégias para ganhar lucratividade no ticket médio. Confira abaixo algumas dicas dadas por especialistas na área:

  1. Fique atento à demanda do seu cliente

Não há aumento do ticket médio se você não conhecer seu cliente. Ao prestar a atenção em quem compra, é possível descobrir quais são as apostas mais adequadas para seu tipo de público. Atendendo às expectativas do seu consumidor, ele terá a sensação que você oferece tudo o que ele precisa.

  1. Invista no treinamento de sua equipe

Funcionários bem treinados identificam boas oportunidades. A equipe deve ter o conhecimento dos produtos, do cardápio, do perfil do cliente e da estratégia da empresa. Uma vez bem orientados, eles se mostram mais empenhados e melhoram a qualidade do atendimento.

  1. Ofereça menus especiais

“Menus com preços convidativos acabam atraindo o consumidor e ajudam a aumentar o ticket médio”, salienta a presidente da Abrasel-RS (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Maria Fernanda Tartoni. Ela explica que em um menu onde é oferecido um prato e uma sobremesa, por exemplo, o valor é mais alto que de apenas um prato principal, tornando-se mais atrativo ao cliente e aumentando, por consequência, o ticket médio.

  1. Complemente a compra do seu cliente

Apresente ao seu cliente produtos que completem sua compra principal. Esse lembrete pode ser feito através da organização de setores, estantes e gôndolas ou do atendimento. Por exemplo, se o seu cliente vem à sua padaria comprar pão, mostre quais tipos e valores de frios disponíveis no momento. Em restaurantes, uma alternativa é oferecer uma cartela de bebidas convidativa.

  1. Não seja invasivo

“Você deve ter a percepção sobre a disponibilidade de tempo do seu cliente durante a compra, de como ele se comunica visualmente com você, observar para não cometer algum equívoco que faça a pessoa se sentir forçada”, afirma Henry Chmelnitsky, presidente do Sindha (Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre e Região). Estar atento às oportunidades não dá a você o direito de sufocar o cliente com ofertas e propostas insistentes.

 

Você já conheceu o Curso Online de Engenharia de Cardápio? Neste curso online, você irá conhecer estratégias que podem ser adotadas para estimular a venda dos produtos que trazem mais lucro para sua empresa e técnicas para deixar o seu cardápio mais atrativo. SAIBA MAIS

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Veja Mais

Alimentos e Bebidas

Além do básico

O cliente não quer só comida!

Alimentos e Bebidas

Tendências 2018

Quais são os seus planos para 2018?

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 24/04/2018 14:54

Sebrae leva MPEs para maior feira médica da América Latina

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde