Loading SEBRAE

Mais buscados: sei credito consultoria boas praticas empretec

Loading SEBRAE

Alimentos e Bebidas

Potencial Local

A oportunidade mora ao lado: os benefícios de investir em insumos da sua região

24/11/17
Roger Scherer Klafke

Roger Scherer Klafke

Coordenador Estadual de Alimento e Bebidas do SEBRAE RS

COMPARTILHE
Adquirindo insumos da região, você fica mais próximo do produtor e tem como verificar de perto a qualidade da suas compras

Sementes para plantar, ingredientes para cozinhar, máquinas para produzir. Os insumos são imprescindíveis na hora de criar qualquer produto novo. Comprá-los de produtores e empreendedores da sua região pode ser o ponto de partida para o fortalecimento da economia local e ser o diferencial do seu negócio.

Em um setor como o alimentício, a qualidade final é garantida se todo o processo de produção for acompanhado com cuidado. Ao adquirir insumos do mercado local, é possível ter maior contato com o produtor, o que permite uma análise mais minuciosa. Estando frente a frente com quem produz, o comprador do insumo pode questionar a origem, as práticas de produção e a política do empreendimento, além de diminuir os custos de transporte.

O restaurante Valle Rústico existe há oito anos em Garibaldi (RS), e prepara todas os seus pratos com frutas, verduras e legumes comprados de produtores da região do Vale dos Vinhedos. Rodrigo Bellora, proprietário, conta que reconhecer o potencial local estabelece uma nova relação de negócios. “Um dos maiores desafios é negociar. Nunca é só um preço ou só um produto, é um relacionamento com o produtor, que é muito importante”, afirma.

Em sua área, Bellora destaca que algumas das principais vantagens são o acesso a produtos mais frescos, saudáveis e orgânicos, que resultam em pratos com mais qualidade e sabor. Fortalecimento da economia local, melhor relacionamento com a comunidade e até mesmo a geração de empregos para a região são ganhos secundários. A nova mentalidade, porém, não precisa ser adotada de um dia para o outro. É possível fazer uma transição gradual para que o empresário possa adaptar-se à disponibilidade de recursos da localidade onde atua.

Sócio do Mercado Brasco, Gabriel Drumond é um dos defensores da compra de insumos locais. Para ele, adquirir produtos produzidos na região reduz a desigualdade, além de incentivar a cultura e ser mais sustentável.  “Acredito muito no impacto de um sistema de alimentação local numa escala global. Cabe à nós [profissionais do mercado] entendermos bem disso, conversarmos sobre a cadeia de produção local e, um dos pontos mais importantes, tornarmos atrativo consumir produtos locais”, defende.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

15 de Dezembro de 2017

Empresas da saúde conquistam resultados com projeto do Sebrae RS

SAIBA MAIS

 

14 de Dezembro de 2017

Sebrae RS disponibiliza conteúdo online gratuito

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 15:14

Palestra traz impactos de novo sistema para pequenas empresas

Sebrae RS Podcast 15/12/2017 11:48

Pizzaria se moderniza inspirada em poesia, com apoio do Sebrae