Loading SEBRAE

Mais buscados: Sei CREDITO mei consultoria boas praticas

Loading SEBRAE

Agroindústria

Gestão

Desafio para o crescimento da sua Agroindústria

29/11/17
Fabiano Nichele

Fabiano Nichele

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
Gestão uma aliada importante para o crescimento

Diante das mudanças econômicas atuais, as entidades de vários setores da economia têm presenciado o aumento da competição entre seus produtos e os de seus concorrentes. Em decorrência a este fato, há uma necessidade, por uma ges­tão profissional nos empreendimentos, e de implementar estratégias possíveis de promover mudanças apropriadas e eficientes para sobre­viverem no mercado. Nesse sentido, como uma alternativa para encarar as rápidas mudanças do mercado, são necessárias medidas de gestão, como as de custos e lucratividade de produtos, dos serviços, dos clientes e das atividades das empresas.

No entanto, um dos principais problemas com as agroindústrias familiares é a falta de gestão, no qual envolve o planejamento gerencial, produtivo e comercial. A principal explicação para tal fato é que o produtor ainda não se deu conta da importância de ter uma visão empreendedora do seu negócio “Gestão Profissionalizada”. 

As agroindústrias familiares devem estar atentas aos meios de agre­gação de valor, produtos que valorizam a forma artesanal, características vinculadas à origem, embalagens práticas e sustentáveis e também atendendo as exigências de legislações sanitárias. O mercado consumidor quando fala em qualidade, não está falando só em segurança do alimento e sim nos aspectos de produtos com vínculos a origem, história, lembranças da infância entre outros sentidos. 

Todos os aspectos relatados, destacamos a importância da agroindústria ter uma estratégia de marketing para conhecer este consumidor e informá-lo do seu produto e assim mantendo o seu produto no mercado. Muitas vezes o consumidor desconhece o produto da agroindústria familiar, por isso precisa ser cativado, fidelizado, principalmente pela qualidade oferecida por estes produtos. Outro ponto importante são as informações contidas no rotulo do produto, não podemos deixar o consumidor ficar com dúvidas sobre o produto adquirido.

Por isso, é necessário a qualificação e domínio dos seus processos gerenciais e tecnológicos, assim permitindo o aumento da competitividade e rentabilidade para a sua agroindústria.

Por este motivo, o Programa Juntos para Competir (FARSUL – SENAR – SEBRAE), tem por objetivo e desafio capacitar os produtores buscando profissionalizar as agroindústrias através do aperfeiçoamento dos processos gerenciais e da inovação tecnológica, primando pela melhoria constante da qualidade e o padrão dos produtos e assim desenvolvendo novos canais de comercialização.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

18 de Abril de 2018

Sebrae RS promove rodada de negócios na 13ª Envase Brasil

SAIBA MAIS

 

18 de Abril de 2018

Sala do Empreendedor de Torres estipula metas para diminuir burocracia

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 24/04/2018 14:54

Sebrae leva MPEs para maior feira médica da América Latina

Sebrae RS Podcast 17/04/2018 17:07

Sebrae lança projeto para apoiar MPEs na área da saúde