Loading SEBRAE

Mais buscados: sei Credito Consultoria BOAS PRATICAS Empretec

Loading SEBRAE

Agroindústria de Pequeno Porte

Novos mercados

Agroindústrias de pequeno porte acessam novos mercados

28/03/17
Fabiano Nichele

Fabiano Nichele

Gerência Setorial do Agronegócio

COMPARTILHE
As exigências de rotulagem também fizeram com que pequenas agroindústrias familiares passassem a explorar mais suas marcas e a se modernizar.

O queijo que seu avô fazia artesanalmente era conhecido em toda a região, e você acha que é hora de levá-lo ao mundo, abrindo uma agroindústria junto ao tambo e anunciando-o além fronteiras? De fato, produtos com apelo artesanal e saborosos têm cada vez mais espaço no mundo, e agregar valor à produção é bem-vindo ao negócio. Porém, antes de empreender na área de fabricação de alimentos, o empresário precisa estar atento às exigências legais e possíveis restrições à comercialização fora do município.

A legislação tem evoluído no sentido de incentivar que produtos da agroindústria tenham mais acesso a mercados. Até mudanças na legislação sanitária realizadas em 2006, estabelecimentos que tinham inspeção apenas do município (S.I.M.) só podiam comercializar dentro da área geográfica dessa localidade, o que tolhia oportunidades de desenvolvimento. Para ampliar os horizontes dos empresários, foram criados o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF-RS) e o Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (SUASA). Ao aderir a esses sistemas, os municípios passam a ter suas estruturas de fiscalização local auditadas pelas autoridades estadual ou federal, respectivamente, e permitir que suas agroindústrias vendam seus produtos em todo o Estado (no caso do SUSAF) ou país (no do SUASA).

131_gagro_os-caminhos-para-romper-as-barreiras-do-seu-municipio_840x415

Por isso, um dos primeiros passos a ser adotado por quem quiser abrir uma agroindústria e explorar mercados regionais ou nacional é procurar a secretaria municipal de Agricultura e verificar se o município aderiu ao Susaf ou Suasa, o que abre espaço para que a inspeção sanitária de técnicos locais libere o produto – seja um queijo, salame ou geleia, por exemplo – para comercialização em feiras e pontos de venda de outras cidades. Para muitos produtores, isso abriu o mercado, antes restrito à oferta na feira de produtor do município, com pouca agregação de valor.

As exigências de rotulagem dos sistemas de inspeção também fizeram com que pequenas agroindústrias familiares passassem a explorar mais suas marcas e a se modernizar. Para isso, muitos empreendimentos contam com a ajuda do programa Juntos para Competir, parceria de FARSUL, SENAR-RS e SEBRAE RS, que, entre outras atividades, auxilia grupos de agroindústrias de pequeno porte a levar seus produtos a feiras e eventos de outros municípios.

Independente do tamanho da agroindústria ou do tipo de fiscalização sanitária a que ela se submete, o importante é que os empreendimentos que fabricam alimentos se preocupem e cumpram normas sanitárias, para garantir a qualidade do produto e a saúde da população que o consome, explica José Pedro Martins, coordenador institucional do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado (CRMV-RS). “As normas definem procedimentos de higiene, manipulação e autocontroles necessários aos estabelecimentos”, explica. Uso de toucas, luvas, botas e instalações fáceis de higienizar são algumas das exigências que devem ser seguidas em agroindústrias.

Buscar orientação técnica no município e em instituições como o SEBRAE RS é, portanto fundamental para quem deseja operar uma agroindústria. O queijo que seu avô fabricava – ou qualquer outro grande produto – é essencial para o sucesso do negócio, porém, tem pouco futuro comercial se não puder acessar mercados que reconheçam esse valor.

COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Notícias

20 de Outubro de 2017

Turismo impulsiona o desenvolvimento de Morro Redondo

SAIBA MAIS

 

20 de Outubro de 2017

Seminário sobre a Junta Digital ocorre em Lajeado

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 20/10/2017 12:01

Seminário Crescer Sem Medo debate mudanças do Simples Nacional

Sebrae RS Podcast 18/10/2017 16:36

Projeto Costa Doce Natureza promove rodada de negócios