Loading SEBRAE

Mais buscados: sei consultoria credito Boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Ação integrada em prol do desenvolvimento regional

13/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Através do Programa LIDER, o SEBRAE/RS mobiliza mais de 120 lideranças das regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado desde 2015

Da Redação

Congresso em Bagé reuniu mais de 120 lideranças regionais (Foto: Claiton Dornelles)

Bagé – Devolver às regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Rio Grande do Sul o protagonismo que outrora tiveram é um dos principais objetivos do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional desenvolvido pelo SEBRAE/RS ao longo do último ano e que chegou ao seu ponto alto nos dias 12 e 13 de setembro, no 1º Congresso dos Participantes do Programa LIDER, em Bagé/RS. O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Fábio Branco, do diretor de Administração e Finanças do SEBRAE Nacional, Vinicius Lages, da diretoria executiva e do corpo técnico do SEBRAE/RS e das mais de 100 lideranças que compõem as três frentes de trabalho do Programa.

Secretário Fábio Branco representou o governador José Ivo Sartori no evento (Foto: Claiton Dornelles)

Para o secretário Fábio Branco, as propostas de desenvolvimento do Programa LIDER estão alinhadas com as políticas de desenvolvimento do Governo do Estado. “Esta importante iniciativa do SEBRAE/RS serve de base para que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia invista em ações similares no Rio Grande do Sul”, disse. O diretor de Administração e Finanças do SEBRAE Nacional, Vinicius Lages, saúda a iniciativa do SEBRAE/RS e das autoridades locais em unirem-se para o desenvolvimento regional. “Estou muito satisfeito por poder testemunhar este grandetrabalho de transformação e busca de agenda de desenvolvimento que vocês estão propondo. Através da união e do envolvimento de todos teremos uma região mais forte e dinâmica”, afirmou.

Vinicius Lages, diretor do SEBRAE Nacional, esteve no Congresso (Foto: Claiton Dornelles)

O LIDER teve início em abril de 2015 nas regiões da Campanha e da Fronteira Oeste. Em cada uma delas, grupos compostos por representantes dos setores público e privado e terceiro setor foram estimulados a elencarem as prioridades locais para, juntos, construírem um plano de desenvolvimento regional. Toda esta caminhada foi orientada pela metodologia desenvolvida pelo SEBRAE em oito encontros de desenvolvimento grupal e planejamento. O trabalho teve continuidade em encontros bimestrais de acompanhamento e monitoramento de resultados.

A Região Sul, onde o LIDER foi realizado de forma pioneira em 2008, juntou-se a estas duas regiões, em meados de 2015, para revisão e atualização da estratégia. Nesta região, há sete anos o Programa foi o ponto de partida para o surgimento do Movimento Novo Sul, que ajudou os líderes regionais a redescobrirem a força de trabalhar juntos. Também foi a partir do LIDER que nasceu o Plano de Desenvolvimento que integrou e consolidou mais de cinco projetos já existentes no Sul gaúcho.

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho (Foto: Claiton Dornelles)

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, explica que a partir de agora, cada grupo, munido do seu Plano de Desenvolvimento, vai promover articulações locais a partir dos eixos estratégicos definidos como prioridade em prol do crescimento regional. “O LIDER é um grande trabalho de mobilização
junto às principais lideranças regionais tendo em vista promover a construção de caminhos empreendedores e políticas públicas que fomentem o desenvolvimento  regional. A partir de agora, temos 126 líderes de 43 municípios que estão mobilizados para fortalecer uma economia que representa 10,6% do PIB do Estado e, até pouco tempo, vista como a região mais deprimida do Rio Grande”, sintetiza.

Os eixos priorizados como estratégicos em cada região são os seguintes:

LIDER Campanha: Agronegócio; Educação; Energia e Turismo. 

LIDER Fronteira-Oeste: Agronegócio; Energia; Indústria e Turismo.

LIDER Sul: Agronegócio; Educação; Energia e Recursos Hídricos; Tecnologia e Inovação e Turismo.

Mentores

Também, a partir de agora, os líderes regionais serão acompanhados por cinco renomados mentores, selecionados por sua representatividade e capacidade de
articulação regional. São eles:

  • Darci Schneid – Empresário, proprietário da Sirtec Sistemas Elétricos.
  • Fernando Schüler – Cientista político, professor no Insper.
  • Luiz Coronel – Escritor e publicitário.
  • Luiz Eduardo Batalha – Empresário, produtor de azeite de oliva em Pinheiro Machado.
  • Walter Lídio Nunes – Presidente da Celulose Riograndense.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

18 de Agosto de 2017

Pitch no carro

SAIBA MAIS

 

17 de Agosto de 2017

SEBRAE RS promove sessão de crédito e negócios em Rio Grande

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 17/08/2017 16:25

Salão do Empreendedor ocorre durante a Expointer

Sebrae RS Podcast 15/08/2017 10:40

Aprenda a usar o WhatsApp como ferramenta de marketing