Loading SEBRAE

Mais buscados: sei CONSULTORIA Credito boas praticas Empretec

Loading SEBRAE

Notícias

Ação integrada em prol do desenvolvimento regional

13/09/16

Da Redação

COMPARTILHE

Através do Programa LIDER, o SEBRAE/RS mobiliza mais de 120 lideranças das regiões Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Estado desde 2015

Da Redação

Congresso em Bagé reuniu mais de 120 lideranças regionais (Foto: Claiton Dornelles)

Bagé – Devolver às regiões da Campanha, Fronteira Oeste e Sul do Rio Grande do Sul o protagonismo que outrora tiveram é um dos principais objetivos do Programa LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional desenvolvido pelo SEBRAE/RS ao longo do último ano e que chegou ao seu ponto alto nos dias 12 e 13 de setembro, no 1º Congresso dos Participantes do Programa LIDER, em Bagé/RS. O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, Fábio Branco, do diretor de Administração e Finanças do SEBRAE Nacional, Vinicius Lages, da diretoria executiva e do corpo técnico do SEBRAE/RS e das mais de 100 lideranças que compõem as três frentes de trabalho do Programa.

Secretário Fábio Branco representou o governador José Ivo Sartori no evento (Foto: Claiton Dornelles)

Para o secretário Fábio Branco, as propostas de desenvolvimento do Programa LIDER estão alinhadas com as políticas de desenvolvimento do Governo do Estado. “Esta importante iniciativa do SEBRAE/RS serve de base para que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia invista em ações similares no Rio Grande do Sul”, disse. O diretor de Administração e Finanças do SEBRAE Nacional, Vinicius Lages, saúda a iniciativa do SEBRAE/RS e das autoridades locais em unirem-se para o desenvolvimento regional. “Estou muito satisfeito por poder testemunhar este grandetrabalho de transformação e busca de agenda de desenvolvimento que vocês estão propondo. Através da união e do envolvimento de todos teremos uma região mais forte e dinâmica”, afirmou.

Vinicius Lages, diretor do SEBRAE Nacional, esteve no Congresso (Foto: Claiton Dornelles)

O LIDER teve início em abril de 2015 nas regiões da Campanha e da Fronteira Oeste. Em cada uma delas, grupos compostos por representantes dos setores público e privado e terceiro setor foram estimulados a elencarem as prioridades locais para, juntos, construírem um plano de desenvolvimento regional. Toda esta caminhada foi orientada pela metodologia desenvolvida pelo SEBRAE em oito encontros de desenvolvimento grupal e planejamento. O trabalho teve continuidade em encontros bimestrais de acompanhamento e monitoramento de resultados.

A Região Sul, onde o LIDER foi realizado de forma pioneira em 2008, juntou-se a estas duas regiões, em meados de 2015, para revisão e atualização da estratégia. Nesta região, há sete anos o Programa foi o ponto de partida para o surgimento do Movimento Novo Sul, que ajudou os líderes regionais a redescobrirem a força de trabalhar juntos. Também foi a partir do LIDER que nasceu o Plano de Desenvolvimento que integrou e consolidou mais de cinco projetos já existentes no Sul gaúcho.

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho (Foto: Claiton Dornelles)

O diretor-superintendente do SEBRAE/RS, Derly Fialho, explica que a partir de agora, cada grupo, munido do seu Plano de Desenvolvimento, vai promover articulações locais a partir dos eixos estratégicos definidos como prioridade em prol do crescimento regional. “O LIDER é um grande trabalho de mobilização
junto às principais lideranças regionais tendo em vista promover a construção de caminhos empreendedores e políticas públicas que fomentem o desenvolvimento  regional. A partir de agora, temos 126 líderes de 43 municípios que estão mobilizados para fortalecer uma economia que representa 10,6% do PIB do Estado e, até pouco tempo, vista como a região mais deprimida do Rio Grande”, sintetiza.

Os eixos priorizados como estratégicos em cada região são os seguintes:

LIDER Campanha: Agronegócio; Educação; Energia e Turismo. 

LIDER Fronteira-Oeste: Agronegócio; Energia; Indústria e Turismo.

LIDER Sul: Agronegócio; Educação; Energia e Recursos Hídricos; Tecnologia e Inovação e Turismo.

Mentores

Também, a partir de agora, os líderes regionais serão acompanhados por cinco renomados mentores, selecionados por sua representatividade e capacidade de
articulação regional. São eles:

  • Darci Schneid – Empresário, proprietário da Sirtec Sistemas Elétricos.
  • Fernando Schüler – Cientista político, professor no Insper.
  • Luiz Coronel – Escritor e publicitário.
  • Luiz Eduardo Batalha – Empresário, produtor de azeite de oliva em Pinheiro Machado.
  • Walter Lídio Nunes – Presidente da Celulose Riograndense.
COMPARTILHE
ESTE CONTEÚDO FOI ÚTIL PARA VOCÊ?

Siga o SEBRAE RS

Notícias

22 de Setembro de 2017

Salão da Inovação será destaque na Mercopar

SAIBA MAIS

 

21 de Setembro de 2017

Doces de Pelotas no cardápio da 25ª Avaliação Nacional de Vinhos

SAIBA MAIS

Vídeos

Ouça o podcast do SEBRAE

Sebrae RS Podcast 22/09/2017 09:32

Doces de Pelotas serão servidos na Avaliação Nacional de Vinhos

Sebrae RS Podcast 21/09/2017 11:32

Encontro em Santa Maria busca soluções digitais para a educação